Alunos de escolas de Aquiraz, Caucaia e Maracanaú visitam a Alece nesta semana
Por Narla Lopes/ Luciana Menezes/ Wanessa Tavares28/08/2025 16:52 | Atualizado há 5 horas
Compartilhe esta notícia:

O programa O Parlamento e Sua História, coordenado pelo Memorial da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce), recebeu, nos dias 26 e 28 de agosto, três escolas situadas em Aquiraz, Caucaia e Maracanaú. Os estudantes tiveram oportunidade de acompanhar de perto o trabalho dos parlamentares e saber um pouco mais sobre o papel do Poder Legislativo no regime democrático, bem como a importância dele para a sociedade.
Na terça-feira (26/08), pela manhã, a Alece recebeu a visita de 39 alunos do 9º ano do ensino fundamental do Centro de Educação e Cidadania Manuel Assunção Pires, localizado em Aquiraz.
Os jovens receberam as boas-vindas do deputado Léo Suricate (Psol), que falou sobre o funcionamento da Alece e sua atuação no Parlamento.
.jpg)
Deputado Léo Suricate conversa com estudantes do 9º ano do Centro de Educação e Cidadania Manuel Assunção Pires sobre o funcionamento do Parlamento cearense - Foto: Bia Medeiros
Já na quinta-feira (28/04), foi a vez de duas instituições visitarem as dependências da Casa. Pela manhã foram cerca de 20 estudantes do 9º ano do ensino fundamental da Escola de Ensino Infantil e Ensino Fundamental (EEIEF) Augusto César Silva Sales, localizada em Caucaia.
O grupo foi recepcionado pelo deputado Heitor Férrer (União), que explicou sobre as atribuições do Parlamento e como suas decisões impactam no cotidiano da população.
“Essa oportunidade de visitar o Parlamento proporciona a vocês um maior entendimento das atividades parlamentares. Aqui, deputados e deputadas, em nome de 10 mihões de cearenses, posicionam-se contra ou a favor de temas que impactam a vida do nosso povo por meio das leis que são votadas”, assinalou.
Estudantes da Escola de Ensino Infantil e Ensino Fundamental (EEIEF) Augusto César Silva Sales conversam com deputado Heitor Férrer - Foto Bia Medeiros
Na quinta-feira à tarde, 43 alunos do 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Adauto Ferreira Lima, do bairro Conjunto Timbó, em Maracanaú, receberam as boas-vindas do deputado Guilherme Sampaio (PT).
No bate-papo com os jovens, o parlamentar conversou sobre o papel da Alece, o trabalho das comissões técnicas da Casa e o processo de tramitação e aprovação de leis.
“É sempre uma satisfação recepcionar os estudantes representando o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Romeu Aldigueri (PSB). Momentos como esse nos lembram da importância da educação para formar cidadãos conscientes e participativos”, afirmou.
Os jovens foram acompanhados pelos professores Maria Francisca Holanda (Geografia) e Davi Feitosa (História).
O aluno Caio Isaac da Silva, 14 anos, disse sair da Alece sabendo mais sobre os debates realizados na Casa e o papel do deputado estadual. “Hoje eu e meus colegas vamos levar muitas informações sobre como ocorrem as elaborações das leis, as discussões nas audiências públicas e as sessões plenárias por meio da palestra do deputado Guilherme Sampaio”, disse.
As turmas que visitaram a Alece nesta semana conheceram o Plenário 13 de Maio, o acervo do Malce, a exposição temporária “Alece 190 anos: a Casa do Povo”, as instalações da rádio Alece FM (96,7 MHz) e assistiram a uma palestra sobre a história da política no Brasil e no Ceará.
As visitas no turno da manhã são guiadas pela equipe do Malce, composta pelo coordenador do Memorial, Paulo Roberto Nunes, bem como Socorro Medeiros, Ivana Abreu Dantas, Germana Pontes, Rubens Rocha, Carlos Pontes, Nicole Guedes, Thiago Araújo, Bárbara Marinho e Mateus Leitão.
Já no turno da tarde, a equipe é integrada por Edna Pontes, Cléa Menezes, Lígia Farias, Edna Camarço, Isadora Nepomuceno, Paulo Roberto, Sávio Batista, Marcela Loiola, Nicole Guedes, Doriezio Fernandes, Miguel Rodrigues e Rodolfo Matos.
O Parlamento e Sua História recebe estudantes de terça a quinta-feira, no período da manhã e da tarde. Para se inscrever no programa, as instituições públicas ou privadas devem agendar visita pelos telefones (85) 3277-3700 / 3277-3727 / 9878-03142 (WhatsApp) ou pelo e-mail memorial@al.ce.gov.br.
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Méritos e desafios do Corpo de Bombeiros são ressaltados em celebração do centenário da instituição
Autor: Pedro Emmanuel Goes
Produtores pedem desburocratização e melhorias do crédito fundiário no CE em audiência pública
Autor: Juliana Melo