Méritos e desafios do Corpo de Bombeiros são ressaltados em celebração do centenário da instituição
Por Pedro Emmanuel Goes28/08/2025 19:07 | Atualizado há 8 horas
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) celebrou, na noite desta quinta-feira (28/08), no Plenário 13 de Maio, os 100 anos de fundação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará e os 22 anos do Projeto Jovem Bombeiro Voluntário (JBV).
Durante a solenidade, solicitada pelo deputado Sargento Reginauro (União), com subscrição dos deputados Simão Pedro (PSD), Lucinildo Frota (PDT) Felipe Mota (União), Carmelo Bolsonaro (PL), Queiroz Filho (PDT), Firmo Camurça (União), Antônio Henrique (PDT), Marcos Sobreira (PSB), Missias Dias (PT) e De Assis Diniz (PT), foi enaltecido o valor da corporação, assim como foram evidenciados os desafios enfrentados pela instituição na atualidade.
O deputado Sargento Reginauro (União) ressaltou a importância do Corpo de Bombeiros Militar para o Ceará e para o Brasil como um todo. Conforme observou, ele é a primeira representação da categoria a desempenhar mandato parlamentar no Estado do Ceará, e um dos únicos em todo o Brasil atualmente. “Então é com muito orgulho e responsabilidade que subo aqui diariamente para defender os interesses de nossa categoria, e sempre em busca de garantir a melhoria da segurança pública de nosso Estado”, frisou.
Os desafios enfrentados pela instituição também foram ressaltados por Sargento Reginauro. De acordo com ele, os 14 anos sem concurso público terá, entre as consequências imediatas, a ausência de um quadro de oficiais. “Daqui a quatro anos não teremos candidatos para as vagas de subtenente, capitão e outras patentes oficiais. Podemos nos adaptar a isso, mas com certeza a instituição será impactada”, criticou.
Para ele, é importante que o Parlamento debata sobre a Lei das Promoções para que a turma do último concurso ascenda com mais rapidez. “Fora isso, é preciso que concursos sejam realizados de forma recorrente para suprir a defasagem de efetivo existente”, defendeu o deputado, ressaltando que, em 100 anos, a instituição cearense nunca ultrapassou o número de 2.000 militares.
O deputado Acrísio Sena (PT), que presidiu a sessão, também ressaltou o valor e credibilidade da instituição, e destacou algumas conquistas ao longo dos últimos anos, como a inauguração do Museu do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará e do novo Colégio Militar da instituição.
Representando os 39 homenageados da noite, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, coronel Cláudio Barreto, ressaltou que a instituição possui a maior credibilidade entre os cearenses, e isso se deve, segundo ele, tanto aos profissionais do passado, que pavimentaram o caminho até hoje, quanto aos do presente com sua coragem e dedicação.
Ele também mencionou os 22 anos do projeto JBV que, conforme informou, “contribui de forma espetacular para formação de crianças e adolescentes e para a segurança pública do Estado" ao atuar no eixo da prevenção. “A prevenção é um eixo fundamental, com os participantes recebendo orientações sobre primeiros socorros, combate a incêndio e sobre o exercício da cidadania, algo que muda, de forma efetiva, a realidade de seu entorno”, avaliou.
A sessão solene contou ainda com a presença do comandante-geral adjunto do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, coronel Wagner Maia; do diretor de Planejamento e Gestão Interna da corporação, coronel Helder de Miranda; e do vereador de Fortaleza Soldado Noélio (União).
Edição: Geimison Maia
Veja também

Produtores pedem desburocratização e melhorias do crédito fundiário no CE em audiência pública
Autor: Juliana Melo
Alunos de escolas de Aquiraz, Caucaia e Maracanaú visitam a Alece nesta semana
Autor: Narla Lopes/ Luciana Menezes/ Wanessa Tavares