Notícias

Estudantes da Unifor conhecem de perto serviços sociais e de saúde da Alece

Por Narla Lopes
05/09/2025 11:34 | Atualizado há 2 dias

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Bia Medeiros

O Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) recebeu, na manhã desta sexta-feira (05/09), a visita de alunos da Universidade de Fortaleza (Unifor). A atividade proporcionou aos estudantes a oportunidade de conhecer de perto os serviços do órgão e, em seguida, visitar outros setores da Casa, como o Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi) e o Centro de Prevenção e Resolução de Conflitos (CPRC).

O presidente da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Assalce) e diretor do DSAS, Luis Edson Sales, ressaltou a relevância da aproximação entre a universidade e o Parlamento. “Essa integração entre academia e poder público fortalece o entendimento de como a Alece atua, inclusive com ações reconhecidas em nível nacional. Nosso foco é promover qualidade de vida, prevenção e promoção da saúde, atendendo servidores, dependentes e também a comunidade do entorno por meio de projetos sociais”, destacou.

Ele acrescentou que abrir as portas da Alece para a sociedade tem sido uma orientação constante da presidência da Casa. “Essa é a nossa missão maior: servir à sociedade cearense. A Assembleia está próxima da população ao disponibilizar serviços de saúde e ações sociais às comunidades do entorno, abrangendo áreas como o Pio XII e o Lagamar”, completou.

Foto: Bia Medeiros

A assessora de Gestão e Planejamento da Alece, Ana Alice Falcão, reforçou a diversidade dos serviços oferecidos pelo Legislativo estadual. “Esse serviço aqui é um patrimônio da população cearense. Muitas vezes não se sabe quantas coisas boas acontecem aqui: desde reciclagem do lixo e reutilização da água até serviços de saúde, como fisioterapia, acupuntura, mastologia e atendimentos para fibromialgia. É sempre com o propósito de servir a população”, afirmou.

Para a articuladora do Comitê de Responsabilidade Social (CRS), Amanda Melo, a visita amplia o olhar dos estudantes sobre a função do poder público. “Receber a Unifor é uma alegria. Esses jovens estão no início da vida profissional e precisam compreender que a administração vai além da iniciativa privada. Aqui, eles conhecem setores de saúde, o Comitê de Responsabilidade Social, o Centro de Prevenção e Resolução de Conflitos, enfermagem, nutrição e psicologia. É importante que percebam que a Assembleia é onde tudo acontece e que eles também fazem parte desse processo de decisão”, destacou.

EXPERIÊNCIA

A professora de Empreendedorismo da Unifor, Rosilene Couras, explicou que a disciplina, voltada para cursos como Administração, Contabilidade, Comércio Exterior, Jornalismo e Marketing, valoriza experiências extensionistas. “Muitos nem imaginavam a dimensão do trabalho realizado aqui. A Assembleia não é apenas plenário e parlamentares, mas um complexo que beneficia diretamente a população. Essa vivência permite que nossos alunos compreendam que o verdadeiro protagonista é o povo”, afirmou.

Yorrana Nogueira, Letícia Benício e Luigi Ximenes participaram da ação. Foto: Bia Medeiros

Os estudantes também compartilharam suas impressões. Para Luigi Ximenes, do curso de Administração, a visita foi reveladora. “Nunca tinha tido essa oportunidade de conhecer a Assembleia por dentro. É muito interessante ver a estrutura, organizada e bonita, e entender a importância da administração pública. Mesmo que eu não siga esse caminho, preciso compreender como ela funciona”, disse.

A aluna Letícia Benício, também do curso de Administração, destacou a relevância da assistência à sociedade. “Achei muito interessante acompanhar como funciona essa estrutura. Isso é primordial para a sociedade e acrescenta muito ao nosso conhecimento como futuros profissionais”, ressaltou.

Já Yorrana Nogueira, colega de curso de Luigi e Letícia, resumiu a experiência como enriquecedora. “Foi uma oportunidade única de ver o dia a dia de tantos setores que dão apoio à sociedade. Sem dúvida, uma vivência muito boa”, pontuou.

Edição: Vandecy Dourado

Veja também