De Assis Diniz aponta importância da carcinicultura para a economia do Ceará
Por Gleydson Silva10/09/2025 11:37 | Atualizado há 6 horas
Compartilhe esta notícia:

O deputado De Assis Diniz (PT) apontou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta terça-feira (10/09), a importância do setor de carcinicultura para a economia do estado, sobretudo para municípios do Vale do Jaguaribe.
O parlamentar destacou números expressivos do setor de carcinicultura. Segundo ele, apenas em Jaguaruana, há cerca de 800 produtores, que produzem 17 toneladas de camarão no mês. Para ele, a Alece deu uma contribuição significativa para o desenvolvimento do setor no Ceará. “Em 2023, quando ainda não tinha sido aprovada a mensagem do “LAC” (Licença Ambiental por Adesão e Compromisso), que o governador mandou para essa Casa, o BNB saiu de 241 mil operações para 780 mil em 2024. O banco investiu, principalmente, nos pequenos, que tem de 1 a 5 hectares na produção em viveiros de camarão”, observou.
De acordo com De Assis Diniz, reforçando a importância do setor para a região e para o estado, entre os dias 9 e 10 de setembro, está sendo realizado o 1º Festival do Camarão do Vale do Jaguaribe, realizado em Jaguaruana. “Um evento que promete movimentar a economia local e celebrar a tradição da produção de camarão na região, com mais de 30 barracas no festival gastronômico”, disse.
O primeiro-secretário da Alece parabenizou ainda a cidade de Jaguaruana pelo aniversário de 135 anos de emancipação. O município é ainda responsável pela segunda maior produção de camarão do Brasil, atrás apenas de Aracati, na mesma região.
Edição: Lusiana Freire
Veja também

Salmito elogia editorial do jornal Estadão sobre Jair Bolsonaro
Autor: Lincoln Vieira
Firmo Camurça destaca benefícios para municípios com a PEC da Sustentabilidade
Autor: Narla Lopes