Notícias

Descentralização de serviços da Alece é enaltecida em encerramento de seminário em Granja

Por Pedro Emmanuel Goes
26/09/2025 16:13 | Atualizado há 2 horas

Compartilhe esta notícia:

Evento de encerramento ocorreu nesta sexta (26/09), no clube Arrudão - Foto: Júnior Pio / Alece

A terceira edição do Seminário Regional das Escolas Legislativas do Estado do Ceará, promovido pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), e realizada no município de Granja, chegou ao fim nesta sexta-feira (26/09), após dois dias de intensas atividades com profissionais, servidores e população dos municípios da região Norte do Estado. 

Durante a cerimônia de encerramento, que ocorreu no clube Arrudão e contou com a presença do presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB), foi destacada a descentralização dos serviços oferecidos pelo Poder Legislativo e a aproximação da Casa junto ao povo cearense. 

Presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB) falou sobre a descentralização dos serviços da Casa - Foto: Júnior Pio / Alece

Romeu Aldigueri enfatizou que a ideia é colocar toda a gama de serviços de responsabilidade social oferecidos pela Casa à disposição do povo cearense por meio das câmaras municipais. Ele enumerou diversos projetos sociais, como Alcance Enem, o Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), a Procuradoria Especial da Mulher, a Comissão de Defesa e Direitos da Mulher, entre outros. 

A meta, segundo o parlamentar, é fomentar e qualificar as câmaras municipais para que as parcerias com a Alece possam acontecer em todos os municípios. “Na Assembleia Legislativa e nas câmaras municipais passam os grandes debates sobre temas de relevância e interesse da população local e estadual", comentou. 

Para Romeu Aldigueri, é preciso "levar nossos serviços aos municípios, para mais perto do povo, e nosso objetivo é fazer com que as câmaras também se apropriem dessa ideia, tornado-se mais que câmaras, mas locais onde o povo possa ser acolhido”.

Primeira-dama da Alece, Tainah Marinho Aldigueri defendeu a importância de levar serviços à população que mora no interior do Estado - Foto: Júnior Pio / Alece

A primeira-dama da Alece, Tainah Marinho Aldigueri, avaliou que levar os serviços e atividades da Alece para as cidades do interior cearense é um dos principais objetivos da gestão atual. “É uma preocupação genuína e sincera, especialmente por sermos naturais de cidades pequenas, afastadas dos grandes centros urbanos, que, infelizmente, não contam com o acesso aos serviços que as grandes cidades dispõem. Então, essa é uma prioridade muito clara da nossa gestão”, garantiu.

Dentre os serviços ofertados nos seminários, Tainah Marinho Aldigueri destacou o programa “Ciadi vai até você”, proposta que leva cursos e formações promovidos pelo Centro aos municípios. De acordo com ela, a iniciativa visa fortalecer o serviço de atendimento de crianças e famílias atípicas. "[Essa é] uma demanda grande e urgente em todas as cidades cearenses, por meio de um projeto que traz a nossa experiência de sucesso, através dos nossos profissionais que são referência na área”, ponderou. 

Deputado licenciado Simão Pedro (PSD) comemorou a ampla participação da população nas atividades do seminário - Foto: Júnior Pio / Alece

O deputado licenciado Simão Pedro (PSD) enalteceu a lógica descentralizadora da atual gestão da Alece e avaliou que, entre os objetivos dos seminários regionais, está o fortalecimento da consciência cidadã por meio da educação legislativa. 

Ele também frisou que, desde a primeira edição do seminário, realizada em Limoeiro do Norte em agosto deste ano, o engajamento das câmaras e servidores tem crescido, chegando a marca de mil participantes nesta edição. “Nesta jornada foram mil servidores impactados diretamente com mais conhecimento, mais conscientes e mais comprometidas com o serviço público”, afirmou.

O parlamentar também defendeu que a liderança do deputado Romeu Aldigueri tem sido essencial para que ações como os seminários regionais se tornem políticas públicas efetivas ao alcance das pessoas.

APROXIMAÇÃO COM MUNICÍPIOS

Nesse sentido, o prefeito de Granja, Aníbal Filho, também destacou que a presença da Alece nos municípios aproxima o povo do Parlamento. Para ele, o fato de a classe política ficar concentrada apenas nos ambientes de atuação cria um distanciamento do povo. Por isso, na avaliação dele, iniciativas como o Parlamento Jovem Alece, uma das atividades promovidas durante os seminários, jogam luz sobre a relação entre eleitores e representantes.

“O projeto Parlamento Jovem Alece e o programa Alcance são exemplos de atividades que são fundamentais, pois, além de colaborar com o desenvolvimento crítico e cidadão de nossos jovens, que serão os representantes do povo no futuro, ainda geram esperanças e oportunidades, contribuindo diretamente para redução da violência”, elogiou.

Diretor Legislativo da Alece, Carlos Martins anunciou a criação do Escritório de Desenvolvimento Institucional e Legislativo (Edil) - Foto: Júnior Pio / Alece

Outro projeto a ser implantado pela Casa e que deve beneficiar vereadores e câmaras municipais de todo o Estado é o Escritório de Desenvolvimento Institucional e Legislativo (Edil). Anunciado durante a cerimônia de encerramento pelo Diretor Legislativo da Alece, Carlos Martins, a novidade vai permitir que a Assembleia Legislativa ofereça todas as ferramentas que dispõe, a exemplo da Ouvidoria Parlamentar, aos parlamentos municipais. Ele reforçou que a proposta, assim como outras mencionadas, ajuda a fortalecer o Parlamento e estreitar os laços com os municípios.

O presidente da União dos Vereadores do Ceará (UVC), vereador de Quixeré Samuel Isidoro, agradeceu a Alece pela parceria com as câmaras. De acordo com ele, isso tem possibilitado que os serviços oferecidos pela Casa cheguem aos 184 municípios cearenses. “São serviços como Procon Alece, Casa do Cidadão e outros, além das formações promovidas pela Unipace. Um diálogo que fortalece as câmaras dos municípios e tornam o Legislativo cearense muito mais participativo”, opinou.

A cerimônia de encerramento contou com apresentação cultural dos artistas Leandro Prudêncio e Navegante Alves; e com a presença dos deputados eleitos para representar a região norte no Parlamento Jovem, Ana Rosa Magalhães e Marlisson Frota, e dos presidentes de câmaras e vereadores dos municípios de Granja, Martinópole, Chaval, Orós, São João do Jaguaribe, Uruoca, Camocim, Carnaubal, Moraújo, entre outros. 

Os seminários regionais das Escolas Legislativas do Estado do Ceará continuam a ocorrer nas macrorregiões cearenses ao longo do semestre, com a próxima edição programada para ser realizada em Juazeiro do Norte, contemplando os municípios da região do Cariri.

Edição: Geimison Maia

Veja também