Oradores

David Vasconcelos pede mais viaturas para PM de Sobral e convocação de concursados

Por Gleydson Silva
01/10/2025 12:27 | Atualizado há 2 horas

Compartilhe esta notícia:

Deputado David Vasconcelos (PL) - Foto: Máximo Moura

O deputado David Vasconcelos (PL) cobrou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta quarta-feira (1º/10), que o Governo do Estado efetue a manutenção de diversas viaturas que estão paradas em Sobral e reforce a segurança na região Norte. Além disso, o deputado pede a convocação de aprovados em concurso da Polícia Militar (PM).

De acordo com o parlamentar, ele mesmo fez uma fiscalização em Sobral e foram encontradas cerca de 30 viaturas em oficinas. Segundo ele, esses veículos já estão sendo retirados dos locais, mas não para serem consertados. “Essa manobra para, quando eu chegar à minha cidade, não encontrar essas viaturas quebradas não vai adiantar. Podem tentar esconder, mas eu vou achar. O que pedimos é algo simples: coloquem essas viaturas para circular, na sede e nos distritos”, pontuou.

David Vasconcelos afirmou que, na última segunda-feira (29/09), houve uma tentativa de chacina em Mucambo. Para atender a ocorrência, viaturas de Sobral teriam sido deslocadas para o município, conforme ele. “Olha o cenário que está se desenhando: onde está acontecendo uma tragédia, estamos tirando as viaturas e colocando para o outro, deixando descobertos os municípios que também estão com problemas”, denunciou.

O parlamentar afirmou que policiais de Amontada estão sendo proibidos de fazer suas refeições no município, precisando se deslocar para Itapipoca. “Além desse absurdo, famílias são obrigadas a não fazer aniversários de crianças com temática da polícia militar. Ninguém vai fazer nada? Vamos normalizar isso?”, indagou. 

A necessidade de reforçar a segurança pública do Ceará é urgente, na avaliação de David Vasconcelos, e a convocação de aprovados em concursos faz-se cada vez mais necessária. “Foram convocados 1.800 policiais, mas muitos foram aprovados em outros concursos e já foram chamados. O número de policiais militares está ficando pequeno a cada chamada. Chamem esses militares, pois saímos de casa hoje sem saber se voltamos vivos”, disse.

O deputado Sargento Reginauro (União), em aparte, lamentou a insegurança no Ceará e cobrou que o Estado “acorde” para esse problema. “É preciso uma ação concreta. Isso é urgente. Parece que o Estado abriu mão e não faz mais nada. Não temos perspectiva de melhora”, avaliou.

Edição: Lusiana Freire

Veja também