Notícias

Cooperativismo e desenvolvimento da agricultura familiar são debatidos em seminário na Alece

Por Giovanna Munhoz
13/10/2025 11:12 | Atualizado há 13 horas

Compartilhe esta notícia:

- Foto: José Leomar

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, durante a manhã desta segunda-feira (13/10), por meio da Comissão de Agropecuária, o Seminário Estadual de Cooperativismo. Através de requerimento do deputado Missias Dias (PT), o evento debateu a relevância do cooperativismo para o desenvolvimento dos agricultores e da agricultura brasileira.

O parlamentar ressaltou que, para buscar políticas públicas, fortalecer a economia rural e garantir meios de produção e sobrevivência no campo, é preciso unir todos os trabalhadores. “A união é que fortalece as nossas organizações. Unidos podemos fazer e buscar o necessário para viver dignamente no campo. É através da união dos pequenos produtores que temos acesso a mercado, desenvolvimento e capacitação, por exemplo”, disse.

A secretária-executiva de Fomento Produtivo da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Irineuda Lopes, frisou a importância de dialogar sobre a construção das políticas públicas em prol da agricultura familiar. “Temos um Governo Federal e Estadual que estão abertos ao diálogo e ao fomento do cooperativismo, e a SDA está inteiramente à disposição de fortalecer as políticas necessárias”, enfatizou.

A secretária-executiva de Políticas para Mulheres, Liliane Araújo, enalteceu o papel das agricultoras familiares e enalteceu o papel das mulheres no meio da agricultura. “Buscamos fortalecer a atuação das mulheres, apoiar o meio rural como um todo, e o Governo do Estado está comprometido com o crescimento da agricultura familiar no Estado”, salientou. 

Foto: José Leomar

Para o superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Erivaldo Santos, o cooperativismo é um elemento importante para a organização da produção agrícola. Ele salientou o apoio do Governo do Estado às ações e políticas públicas de melhorias na agricultura familiar. “Este ano, uma lei aprovada na Alece demonstra o compromisso do Estado e fortalece a agricultura familiar através da compra dos produtos desses agricultores”, explicou. 

Erivaldo Santos apontou ainda que o Incra, somando-se às ações de fortalecimento, está liberando recursos para agricultores assentados poderem ampliar suas produções de alimentos e se somarem aos programas do Governo. 

O superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Daniel Martinho, comemorou o papel do cooperativismo e do fortalecimento da agricultura familiar e destacou a relevância do avanço de programas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). “Essa união é responsável pelo desenvolvimento social das pessoas, fortalecimento de programas, e a Conab tem orgulho de participar dessa história e parceria”, afirmou. 

O evento contou com a participação de agricultores familiares, bem como setores ligados à agricultura e ao cooperativismo. O Seminário Estadual de Cooperativismo continua durante a tarde, com sessão solene e coffee break de encerramento.

Acompanhe a íntegra das atividades do Seminário Estadual de Cooperativismo realizadas pela manhã.

Edição: Lusiana Freire 

Veja também