Notícias

Seminário de Cooperativismo encerra com homenagens nesta segunda-feira

Por Pedro Emmanuel Goes
13/10/2025 16:49 | Atualizado há 7 horas

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Marcos Moura

O Seminário Estadual de Cooperativismo, promovido pela Comissão de Agropecuária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) na manhã desta segunda-feira (13/10), seguiu à tarde  com a entrega de certificados em homenagem às cooperativas cearenses. 

Durante a cerimônia de encerramento do seminário, o deputado Missias Dias (PT), propositor do encontro, frisou que as homenagens são um reconhecimento aos movimentos cooperativistas, que se constituem no motor do desenvolvimento do campo e a solução para a superação da fome e da miséria. 

“É a partir do cooperativismo feito de forma organizada, autônoma, com o trabalho, suor e força do homem do campo, mas também com o trabalho daqueles que vivem na cidade atuando na via da economia solidária, que vamos garantir dignidade ao povo brasileiro”, refletiu.

De acordo com o parlamentar, as associações cooperativas cearenses têm demonstrado que é possível produzir de forma sustentável alimentos saudáveis e uma economia que se constrói a muitas mãos, sem exploração, e com autonomia em todas as etapas produtivas. O cooperativismo camponês e da agricultura familiar representam o novo modelo de economia, baseado na cooperação, na autogestão e na partilha dos frutos do trabalho coletivo.

Durante a solenidade de encerramento do seminário, 23 cooperativas cearenses foram homenageadas com certificados. Entre elas, a Cooperativa da Agricultura Familiar de Itapajé; a Cooperativa Regional dos Assentamentos de Reforma Agrária do Sertão Central; a Cooperativa Agropecuária e de Serviços Nossa Senhora Aparecida, a cooperativa dos Agricultores e Agricultoras do Projeto Vencer Juntos, de Aracati; a Cooperativa dos Produtores e Agricultores Familiares de Beberibe, e outras.

Marli Oliveira destaca importância do evento para fortalecer o cooperativismo. Foto: Marcos Moura

Falando em nome dos homenageados, Marli Oliveira, representante da Cooperativa da Agricultura Familiar de Itapajé e integrante da diretoria do Sistema Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB-CE), frisou que o seminário foi um momento oportuno para o cooperativismo, porque a união dos grupos fortalece a economia dos municípios. 

“Esse tipo de evento gera visibilidade, e nesse caso, ainda contamos com o apoio do Poder Público, o que é essencial para a nossa luta”, disse, frisando ainda que, quando “há políticas públicas e gestores sensibilizados com o trabalho realizado pelos cooperados, o trabalho realizado é fortalecido e tem mais alcance”. 

Rodrigo Araújo, diretor da Unisol Ceará - Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários, também avaliou o seminário e as discussões realizadas como produtivas e positivas. “Com certeza, saímos mais animados e esperançosos, com sentimento de união fortalecido”, disse. Ele ressaltou que a ideia, a partir desse momento, é que as políticas que já existem sejam melhoradas e complementadas, e que a partir delas se criem novas oportunidades e se garanta dignidade para o povo. 

O seminário seguiu com apresentações artísticas e com a venda de produtos na Feira da Agricultura Familiar. Participaram, também, da mesa da cerimônia representações da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes-CE), e da União Nacional das Cooperativas da Reforma Agrária Popular do Brasil (Unicrab).

Confira a integra da solenidade em homenagem às cooperativas cearenses.

Edição: Clara Guimarães

Veja também