Solenidade celebra as contribuições das campanhas realizadas no "Setembro Colorido"
Por Juliana Melo17/10/2025 16:21 | Atualizado há 9 horas
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, nesta sexta-feira (17/10), no Plenário 13 de Maio, sessão solene para celebrar o "Setembro Colorido", termo usado para descrever o conjunto de diferentes campanhas de conscientização que aconteceram durante o mês de setembro.
Entre essa ações, estão o Setembro Amarelo (prevenção ao suicídio), Setembro Verde (inclusão de pessoas com deficiência), Setembro Azul (comunidade surda), Setembro Vermelho (alerta para a prevenção de doenças cardiovasculares), Setembro Roxo (conscientização sobre a fibrose cística), entre outras.
O evento ocorreu no Plenário 13 de Maio, atendendo a requerimento da deputada Marta Gonçalves (PSB). A parlamentar ressaltou que a solenidade visa reconhecer pessoas que fazem a diferença, transformam seus trabalhos em cuidado, oportunidade e esperança. “Nesta tarde, tenho a alegria de reconhecer pessoas e instituições que fazem parte dessa construção coletiva, que fazem o Ceará mais humano”, pontuou.
A deputada citou os homenageados e suas contribuições. Ela falou sobre as ações e a dedicação de profissionais que trabalham no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Stuart Gomes; destacou o apoio psicológico oferecido pela Coordenadoria Municipal de Valorização da Vida de Eusébio; o talento do filósofo, músico e palestrante Davi Valente; os cuidados com servidores, família e comunidade realizados pelo Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Alece; as importantes ações na educação de surdos desenvolvidas há mais de seis décadas pelo Instituto Cearense de Educação de Surdos (ICES); o trabalho no ensino de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e inclusão digital feito pela Sociedade Beneficente Ana Almeida Machado.
Também frisou as contribuições no âmbito da Justiça dada pelo juiz federal titular da 11ª vara de justiça, Danilo Fontenele Sampaio; na educação e ciência pelo reitor da Universidade de Fortaleza (Unifor) Randal Martins Pompeu; o trabalho de responsabilidade social da Fundação Edson Queiroz; a trajetória de conhecimento e sensibilidade do cirurgião Antero Gomes Neto; e a dedicação do neurologista infantil André Luiz Santos Pessoa.
“Que essa homenagens sirvam de inspiração para todos nós. Que possamos, a cada dia, fazer parte com empatia, amor e desejo genuíno de tornar o mundo mais fraterno”, concluiu a deputada.

Reitor da Unifor, Randal Martins Pompeu destaca importância das campanhas. Foto Marcos Moura
Em nome dos homenageados, o reitor da Unifor Randal Martins Pompeu parabenizou a deputada pela ideia de unir as iniciativas do mês de setembro e destacar a importância dessas campanhas. “Que a gente possa trabalhar em conjunto e que a gente possa melhorar a vida do cearense e dos brasileiros”, declarou.
Ele presenteou Marta Gonçalves com uma camisa da campanha Doe de Coração, realizada pela Universidade de Fortaleza para estimular e esclarecer sobre a doação de órgãos. Randal informou que a campanha iniciou em 2003, ano em que foram registradas 420 doações de órgãos no estado e que, em 2024, esse número já chegou a 2.029 doações. “Isso faz com que o Ceará esteja à frente na doação de órgãos, faz com que as pessoas conheçam mais o que é doar e saibam que basta dizer para os familiares que são doadores e, assim, podem mudar as vidas de muitas pessoas”, concluiu.
A secretária de Desenvolvimento Social de Eusébio, Samara Cordeiro, falou em nome da Coordenadoria Municipal de Valorização e Prevenção à Vida (CMVPV) do Eusébio, uma das entidades homenageadas.
Secretária de Desenvolvimento Social de Eusébio, Samara Cordeiro Foto: Marcos Moura
Samara Cordeiro explicou que a coordenadoria foi criada em 2019 com o objetivo de promover acolhimento e o cuidado para pessoas que precisam de atenção em momentos de fragilidades e sofrimento psicológico. “É um lugar transformador porque a gente tem uma equipe que realmente cuida dessas pessoas”, pontuou.
Ela reforçou a importância das políticas públicas de prevenção à autolesão e ao suicídio. E lembrou que o suicídio é multifatorial e, por isso, não pode ser cuidado de forma unilateral. “É preciso entender quais são os fatores que prejudicam a saúde mental e atender multiprofissionalmente, garantindo, assim, uma melhoria na saúde e na qualidade de vida”, enfatizou.
Durante a sessão solene, foram homenageados o músico e filósofo Davi Valente; o juiz federal titular da 11ª vara de justiça Danilo Fontenele Sampaio; o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes; a Coordenadoria Municipal de Valorização e Prevenção da Vida (CMVPV) do Eusébio; o reitor da Universidade de Fortaleza (Unifor), Randal Martins Pompeu; a presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz Rocha; o Instituto Cearense de Educação de Surdos (ICES); a Sociedade Beneficente Ana Almeida Machado (SOBAM); o Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará; e os médicos André Luiz Santos Pessoa e Antero Gomes Neto.
Também esteve presente à solenidade o chefe do departamento de transplante cardíaco do Hospital De Messejana Dr. Carlos Alberto Stuart Gomes, médico João Davi de Sousa Neto; a diretora médica assistencial do Hospital De Messejana Dr. Carlos Alberto Stuart Gomes, Isabel Cristina Leite Maia; a coordenadora da Coordenadoria Municipal de Valorização e Prevenção da Vida (CMVPV) do Eusébio, Rosa Maria Mesquita Leite; a representante do Instituto Cearense de Educação de Surdos (ICES), Ana Carolina Rodrigues Alves; e diretor do Departamento de Saúde e Assistência Social da Alece, Luis Edson Correia.
Acompanhe a íntegra da sessão solene que celebrou o "Setembro Colorido":
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Outubro Rosa: Alece promove ações de conscientização na comunidade Cidade Jardim II, em Fortaleza
Autor: Ariadne Sousa
Programa Debate Brasil discute o tema “PL da Adultização” neste sábado
Autor: Wanessa Tavares