Notícias

Outubro Rosa: Alece promove ações de conscientização na comunidade Cidade Jardim II, em Fortaleza

Por Ariadne Sousa
17/10/2025 18:22 | Atualizado há 8 horas

Compartilhe esta notícia:

- Érika Fonseca

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, na tarde desta sexta-feira (17/10), atividades em alusão ao Outubro Rosa na Comunidade Cidade Jardim II, localizada no José Walter, em Fortaleza. A iniciativa, que faz parte de uma série de ações desenvolvidas pela Casa durante todo este mês, foi promovida pelo Comitê de Responsabilidade Social (CRS), em parceria com o Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) e o Centro de Prevenção e Resolução de Conflitos (CPRC). 

Presente no evento, a primeira-dama da Alece, Tainah Marinho Aldigueri, destacou que o encontro se destacou como uma forma de  reafirmar o compromisso da Alece com o bem-estar dos cearenses. “Além de estar aqui para oferecer atendimento de saúde, de serviço social e jurídico, nós estamos também para oferecer para vocês acolhimento e escuta, tudo com todo o carinho que vocês merecem”, afirmou. 

Na avaliação da primeira-dama, a iniciativa foi também uma forma de aproximar o Legislativo da população. “A gente vê nesse evento uma oportunidade de aproximar o poder público da comunidade e esse é um dos nossos objetivos: levar para as pessoas mais informação, esclarecimento e promover mais saúde para as mulheres e qualidade de vida para as famílias cearenses", declarou a primeira-dama.

Durante o encontro, a enfermeira Fernanda Gonçalves, da Célula de Enfermagem do DSAS, participou da palestra de prevenção ao câncer de mama. “Nós falamos sobre o que é o câncer de mama, quais os fatores de risco, a prevenção, além de demonstrar o autocuidado necessário. Assim como também orientamos onde procurar os serviços para que se possa, por meio do diagnóstico precoce, salvar vidas”, explicou.

Uma das lideranças da comunidade, Denise Brito afirmou que as atividades promovidas pela Alece são essenciais para que as periferias tenham mais visibilidade e possam ter mais acesso a serviços públicos. “Quando se mora em comunidades periféricas, a gente fica esquecido pelo poder público, então esse tipo de ação mostra que está se acendendo uma luz com relação à importância de olhar para as nossas comunidades, e é importante que esse momento se repita outras vezes", avaliou. 

Segundo a articuladora do CRS, Amanda Melo, o evento ocorreu após um trabalho detalhado a respeito das demandas da comunidade Cidade Jardim II, e os serviços ofertados foram planejados de acordo com as necessidades dos moradores. “Isso é de fundamental importância porque não adianta falar que a Casa está aberta para o povo sem a gente visitar essa população, entender as necessidades, descentralizar esses serviços. Então, estivemos aqui hoje com a grande missão de trazer o que a Casa tem de melhor para esta comunidade”, apontou. 

A costureira Raimunda Paz considerou que as informações recebidas na palestra foram essenciais para que ela, assim como as demais participantes, estejam cientes da importância da prevenção e alertas aos sinais do seu corpo pois, na avaliação dela, os serviços públicos de saúde ainda são muito precários. A participante relatou ainda que está há dois anos aguardando na fila do posto de saúde para agendamento de uma mamografia. 

ORIENTAÇÃO LEGAL

A programação contou também com atendimento jurídico e previdenciário ofertado pelo Centro de Prevenção e Resolução de Conflitos da Alece. A advogada Sarah Arruda detalhou que, além de orientações gerais a respeito de dúvidas relacionadas à previdência, o atendimento esclareceu como benefícios podem ser solicitados por mulheres que estão enfrentando um tratamento oncológico.

“O câncer de mama é uma condição que já facilita o recebimento de benefícios, então viemos hoje aqui informar e orientar essas mulheres como devem proceder para exercer seu direito. Lembrando ainda que, devido o diagnóstico de câncer implicar uma situação de vulnerabilidade, o processo administrativo junto ao INSS para liberação do benefício é facilitado”, esclareceu Sarah Arruda.

Entre os presentes, estava o morador da comunidade Bruno Rocha, que no momento está desempregado e aproveitou a oportunidade para acompanhar a palestra e os demais serviços ofertados. “Achei ótimo, é uma boa iniciativa para a comunidade e ajuda muito porque a gente precisa muito”, disse. 

SERVIÇO - Confira as próximas ações da programação da Campanha Outubro Rosa 2025 da Alece

21/10 - Ação “Comunidade Rosa” nos bairros de Fortaleza

Palestra sobre saúde mental e prevenção do câncer de mama. 

Participantes: CRS e DSAS 

Local: Comunidade Sapiranga 

Horário: 9h 

21/10 - Aulão de Pilates, biodança, alongamento dinâmico e momento de saúde com orientações sobre o autoexame da mama 

Articuladores: CRS e DSAS 

Local: Estacionamento da Alece 

Horário: 17h 

23/10, 24/10 e 29/10 - Oficina de Origami sobre o laço do Outubro Rosa para as mães das crianças atendidas no Ciadi

Articulador: CRS

Local: Ciadi

Horários: dia 23 (às 8h30 e às 14h), dia 24 (às 14h) e dia 29 (às 8h30 e às 14h)

23/10 - Ação “Comunidade Rosa” em Caucaia  

Palestra sobre saúde mental e prevenção do câncer de mama.  

Articuladores: CRS e DSAS 

Local: Caucaia 

Horário: 16h 

*Programação sujeita a alterações.  

Edição: Geimison Maia


 

Veja também