Adelita Monteiro comenta os desafios da Secretaria de Juventude no Conexão Assembleia
Por Pedro Emmanuel Goes19/06/2023 11:11 | Atualizado há 2 meses
Compartilhe esta notícia:

Os desafios enfrentados pela Secretaria da Juventude do Governo do Estado foram tema de entrevista concedida pela titular da pasta, Adelita Monteiro, à jornalista Kézya Diniz, no Conexão Assembleia, programa multiplataforma da rádio FM Assembleia (96,7MHz). Durante a conversa, que foi ao ar na manhã desta segunda-feira (19/06), ela ressaltou o compromisso do governador Elmano de Freitas com “aqueles que mais precisam”.
“Elmano atua com uma equipe extremamente comprometida em fazer o Ceará avançar, e a criação dessas novas secretarias, a da Juventude, entre elas, é um gesto de extrema grandeza de sua parte, por colocar o povo no centro dos debates, visando construir políticas eficazes da forma mais democrática possível”, pontuou.
Adelita Monteiro, uma das fundadoras do Psol no Ceará, é militante antiga da juventude fortalezense. A experiência como gestora, no entanto, tem se mostrado mais desafiadora, de forma que o ano de 2023 precisa ser dedicado ao planejamento das políticas que serão implementadas nos próximos anos.
“O governador dá as orientações, mas nem tudo depende dele, ou do secretariado. Há uma grande engrenagem a ser observada, há muita burocracia, e precisamos planejar bem para realizar essas políticas que, em se tratando de juventude, um tema que é transversal por si, serão de grande envergadura”, observou.
Entre as iniciativas planejadas para sua gestão, conforme adiantou, está a implementação das Casas da Juventude, ou “Cajus”. A ideia, segundo a secretária e seguindo uma orientação do próprio governador Elmano de Freitas, é a instalação de centros de referência para a juventude com a oferta de diversos serviços, que vão desde o empreendedorismo à saúde psíquica dos jovens.
“Queremos instalar esses equipamentos em todo o Ceará, dos bairros periféricos dos grandes centros urbanos até o menor dos municípios, e essa é uma das principais recomendações do governador - dar o mesmo tratamento aos pequenos municípios que se dá à capital”, disse. De acordo com ela, os centros de referência serão adaptados à realidade de cada localidade e terão no conselho de jovens local a matriz orientadora das demandas que cada equipamento deve atender.
Paralelo a isso, Adelita também informou que a equipe da pasta tem buscado se articular com outras secretarias, ministérios, parlamentares federais e até organizações internacionais para abarcar políticas que contemplem a diversidade da juventude. Ela citou como exemplo uma articulação com a Organização das Nações Unidas (ONU) com vistas à realização de um projeto direcionado às jovens vítimas de gravidez indesejada e à evasão escolar.
Esse primeiro momento, no entanto, é de planejar e direcionar. Ela explicou que a transversalidade inerente ao tema juventude faz com que todas as secretarias tenham projetos e políticas voltados para os jovens. “É um momento de grande empolgação e de muito trabalho para todos nós, em que todos os secretários estão demonstrando uma grande disponibilidade e interesse em articular junto a nossa secretaria. Então, o que pedimos é compreensão e paciência, pois fazemos parte de um corpo político comprometido em fazer o Ceará mais forte”, frisou.
Para assistir à entrevista completa de Adelita Monteiro à jornalista Kézya Diniz é só clicar neste link da transmissão no YouTube.
O Conexão Assembleia é um programa multiplataforma da rádio FM Assembleia (96,7MHz), transmitido também pelo canal da emissora no YouTube, às segundas-feiras, a partir das 8h. A produção é veiculada ainda na TV Assembleia, às segundas-feiras, às 20h30, e fica disponível no podcast da emissora. Basta procurar o canal nas principais plataformas de áudio, como Spotify, Deezer, Apple Podcasts e Google Podcasts.
Edição: Adriana Thomasi
Veja também

Campanha Setembro Amarelo é pauta do programa Questão de Ordem
Autor: Juliana Melo / com Assessoria
Um Lugar de Fala aborda a Campanha Setembro Amarelo nesta segunda
Autor: Ariadne Sousa / com Assessoria