Alunos da Escola José de Alencar e escola de Guaiúba visitam a Alece
Por Gleydson Silva/ Wanessa Tavares14/03/2023 17:21 | Atualizado há 1 mês
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa d Estado do Ceará (Alece) recebeu, na manhã desta terça-feira (14/03), 48 alunos do 3º ano do ensino médio da Escola de Ensino Médio José de Alencar, localizada no bairro Messejana, em Fortaleza. A visita faz parte do projeto O Parlamento e Sua História, coordenado pelo Memorial Deputado Pontes Neto (Malce).
Os estudantes foram recebidos pelo deputado Renato Roseno (Psol), que falou sobre o papel das comissões técnicas da Casa e demais órgãos que a compõe. Explicou sobre a história da política e do Parlamento, o funcionamento da Assembleia Legislativa e as atribuições dos legisladores na sociedade.
“Aqui é como uma caixa de ressonância da sociedade. Os problemas acabam vindo para cá e precisam ser debatidos neste Parlamento. Além disso, este é um espaço de regulamentação e fiscalização das ações do Governo”, disse.
A professora Flaviane Sousa classificou a visita como importante e necessária, pois fomenta o conhecimento dos estudantes e os incentiva à participação política, necessária para a sociedade. “Aqui estamos aprendendo e é um momento para todos conhecerem o funcionamento da Assembleia Legislativa, onde se tomam decisões importantes para nossa vida”, pontuou.
Na ocasião, os estudantes conheceram o Plenário 13 de Maio, a rádio FM Assembleia (96,7 MHz), a Biblioteca, a exposição fotográfica “Mulher Cearense, Mulher de Direitos” e o Malce. Os alunos foram acompanhados pela equipe do Memorial: Socorro Medeiros, Ivana Abreu, Germana Pontes, Rubens Rocha e Carlos Pontes, Isadora Nepomuceno e Thiago Araújo.
Alunos da Escola de Educação Básica do município de Guaiúba visitam a Alece - Foto: José Leomar
Já na tarde desta terça-feira, também visitaram a Alece 20 estudantes do 9º ano do ensino fundamental II da Escola de Educação Básica do município de Guaiúba. Acompanharam os jovens na visita a diretora da instituição, Maria Sandra Peixoto; a pedagoga Débora Guedes e o professor de História Renan Andrade.
O professor Renan Andrade ressaltou que a visita ao Parlamento cearense “torna os jovens mais atualizados e enriquece seus conhecimentos sobre a história política do nosso Estado, a emancipação política do Ceará, bem como esclarece sobre a definição do Ceará como "Terra da Luz”, que trata da libertação dos escravos no Brasil e na cidade de Redenção”, acentuou.
O grupo foi acompanhado pela equipe do Malce: Cléa Menezes, Lígia Farias, Edna Camarço, Sávio Batista, Nicole Guedes e Edna Pontes.
O projeto O Parlamento e Sua História foi retomado neste ano e acontece de terça a quinta-feira, recebendo escolas durante o período da manhã e tarde. Para se inscrever no programa, as instituições públicas ou privadas devem agendar visita pelos telefones (85) 3277.3700 e (85) 3277.3707.
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Alece se destaca com iniciativas voltadas às pessoas com deficiência
Autor: ALECE