Alunos de escolas de Maranguape e Aquiraz visitam a Alece nesta quinta-feira
Por Luciana Meneses/ Wanessa Tavares04/05/2023 16:47 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Ceará recebeu, na manhã desta quinta-feira (04/05), 46 alunos do 1° e 2º ano do ensino médio da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral (EEMTI) Eunice Weaver, localizada no município de Maranguape. A visita faz parte do projeto O Parlamento e Sua História, coordenado pelo Memorial Deputado Pontes Neto (Malce).
Os estudantes foram recebidos no Plenário 13 de Maio pela deputada Larissa Gaspar (PT), que deu as boas-vindas em nome do Legislativo cearense e ressaltou a importância da participação popular na luta por melhorias para a sociedade. “O grêmio estudantil é uma excelente oportunidade de aprender sobre movimentos populares e representatividade. É assim que buscamos por melhorias para o nosso Estado, e tenho certeza que, no futuro, um de vocês poderá ocupar um lugar no Parlamento e dar a sua contribuição para um Ceará melhor”, declarou.
Além do plenário, os estudantes conheceram a biblioteca da Alece, o Complexo de Comissões Técnicas, a rádio FM Assembleia (96,7MHz) e o Malce. Os alunos foram acompanhados pela equipe do Memorial: Socorro Medeiros, Ivana Abreu, Germana Pontes, Rubens Rocha, Carlos Pontes, Isadora Nepomuceno e Thiago Araújo.
%20.jpg)
Alunos da Escola Ernesto Gurgel Valente conhecem o Parlamento cearense - Foto: Máximo Moura
Já no período da tarde, 36 estudantes do 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Ernesto Gurgel Valente, do município de Aquiraz, conheceram a Biblioteca César Cals de Oliveira, o Plenário 13 de Maio, a rádio FM Assembleia (96,7 MHz) e o Malce.
Os jovens foram acompanhados durante a visita pela professora de Matemática Iveline Amora dos Santos e pela cuidadora educacional da instituição, Taís Ribeiro.
A professora Iveline Amora destacou que “os alunos muitas vezes se sentem desmotivados na sala de aula por terem todo dia a mesma rotina da escola, e hoje eles estão tendo uma aula diferente, conhecendo a Assembleia Legislativa do Ceará, a atuação dos deputados estaduais e a importância das leis para a sociedade. Com certeza, a visita de hoje ao Parlamento cearense foi importante e muito aproveitada por todos eles”, enfatizou.
O aluno Marcos Pedro Sousa, 12 anos, demonstrou curiosidade ao escolher o livro “Negócios Coloniais”, do escritor Luís Lisanti, entre centenas de obras literárias nas prateleiras da biblioteca da Casa.
“Esse livro parece tratar de um assunto interessante pra mim, pois nele fala sobre o Período Colonial no século XVIII. É um livro bom porque é sobre História do Brasil, assunto que gosto bastante na escola”, disse.
A historiadora do Malce, Nicole Guedes, apresentou o acervo do Memorial aos jovens e respondeu as dúvidas do grupo durante a visita. “O aluno sempre pergunta o que narra o livro exposto no Malce, que fala sobre a história da equiparação salarial de professores e professoras. O tema, que já tem sido discutido desde o século passado, trata sobre a participação ativa do papel da mulher na sociedade”, explicou.
O grupo foi acompanhado pela equipe do Malce, integrada por Cléa Menezes, Lígia Farias, Edna Camarço, Sávio Batista, Edna Pontes, Nicole Guedes e Rodolfo Matos.
O Parlamento e Sua História recebe estudantes de terça a quinta-feira, no período da manhã e da tarde. Para se inscrever, as instituições públicas ou privadas devem agendar visita pelos telefones (85) 3277.3700 e (85) 3277.3707.
Edição: Adriana Thomasi/Clara Guimarães
Veja também

Lideranças criticam os impactos da EC nº 103 na previdência dos trabalhadores municiais
Autor: Guilherme de Andrade
Dia Nacional da Caatinga é tema do Questão de Ordem desta sexta
Autor: Juliana Melo / com Assessoria