Bethrose sugere ampliar território estratégico do complexo do Pecém
Por ALECE12/06/2012 15:29 | Atualizado há 2 semanas
Compartilhe esta notícia:

A deputada Bethrose (PRP) informou, durante pronunciamento na sessão plenária desta terça-feira (12/06), que ingressou com um projeto de lei para criar um território estratégico do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). O objetivo, segundo ela, é estender a uma área maior o desenvolvimento gerado pelo empreendimento. “Queremos ampliar as riquezas geradas por esse importante equipamento. Isso será de grande relevância, especialmente, para as cidades do Vale do Curu”, disse.
A área proposta seria formada pelos municípios de Paraipaba, Paracuru, São Luís do Curu, Umirim, Pentecoste, Itapipoca, Trairi, Tururu e Uruburetama, além de São Gonçalo do Amarante e Caucaia. Segundo ela, a ideia de criação do território estratégico surgiu após visita da deputada e de outros parlamentares da Casa ao Complexo Industrial de Suape (PE) e Camaçari (BA).
Conforme avaliou, nesses estados, municípios considerados um pouco mais distantes dos complexos estão sendo beneficiados com a chegada de empresas e serviços que, sem o projeto, não aconteceriam. “Por isso estamos aperfeiçoando e adaptando o projeto à nossa realidade. E temos certeza de que ele poderá ser bastante eficaz também aqui no Ceará. Vamos lutar pela sua implantação”, reforçou. Bethrose acrescentou que o governador Cid Gomes já comentou que é simpático à proposta.
A parlamentar chamou atenção para a necessidade de capacitação da mão de obra cearense de forma a manter aqui os melhores empregos gerados pelas empresas que funcionarão no CIPP. Ela citou o caso da Posco, que estima contratar 200 engenheiros nos próximos anos para a construção de uma usina, mas alertou que um dos requisitos para a contratação é a fluência da língua inglesa.
“Quanto mais conseguirmos estender a área de desenvolvimento econômico do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, mais dividiremos a riqueza produzida, possibilitando maiores investimentos públicos e privados em áreas fundamentais como saúde, educação, segurança e transporte, tão importantes para formação de um Estado com novo perfil”.
Bethrose destacou ainda os debates promovidos pelo Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa, por meio do Pacto pelo Pecém, que congrega diversas entidades e instâncias do poder público. “O Pacto chegou para preencher o vácuo de planejamento integrado”, afirmou.
MM/AT
Veja também

Alece apresenta boas práticas de governança para comitiva da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia
Autor: Júlio Sonsol/Comunicação Interna
Identidade Cultural apresenta a trajetória do cantor e compositor Dudu Santos
Autor: Ariadne Sousa/com Assessoria