Notícias

Biografia recorda a carreira e as canções do cantor Elymar Santos

Por Linconl Vieira
14/07/2023 14:38

Compartilhe esta notícia:

O programa Biografia, da rádio FM Assembleia (96,7MHz), que vai ao ar nesta sexta-feira (14/07), a partir das 20h, apresenta a vida e canções do cantor e compositor Elymar Santos. 

Ele nasceu no Rio de Janeiro, em 11 de outubro de 1952, no Complexo do Alemão, mas morou também em São Gonçalo do Sapucaí, interior de Minas Gerais, cidade natal de sua mãe. 

Elymar começou a sua carreira como cantor nos bares e churrascarias ainda na adolescência, e se tornou conhecido ao vencer concursos de calouros nos programas do Chacrinha e Flávio Cavalcanti. Antes de adquirir seu próprio estilo o cantor imitava o seu ídolo, Cauby Peixoto. 

As primeiras gravações do cantor aconteceu em 1972 e, ao longo do tempo, colecionou mais de 50 discos lançados. O cantor também atuou e interpretou alguns papéis em musicais no teatro. Chegou a se apresentar na TV, mas decidiu se dedicar exclusivamente à música no decorrer da carreira. 

Em 1985  fez show no Canecão, a maior casa de shows do Rio de Janeiro, deslanchando sua carreira. Em 1994, em virtude da morte do piloto de fórmula 1, o brasileiro Ayrton Senna, compôs a canção “Guerreiros Não Morrem Jamais” para homenagear o atleta. 

Da década de 90 até os anos 2000 o artista foi celebrado quatro vezes por várias escolas de samba no Carnaval brasileiro. Entre elas, a escola de samba Império da Tijuca com o enredo "Elymar Superpopular", em 1998. 

Já, no ano seguinte, a escola de samba paulista Camisa Verde e Branco também prestou sua homenagem ao cantor com o tema "Escancarando o coração verde e branco: Elymar mais popular", sendo a primeira escola de samba de São Paulo a homenageá-lo. Em 2000, foi um dos destaques da história de 500 anos do Brasil na escola Acadêmicos do Tucuruvi, também paulista. 

Produzido e apresentado por Sonja Andrade, o Biografia vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, pela rádio FM Assembleia. 

Edição: Clara Guimarães

Veja também