Cantora Aydé fala sobre trajetória musical no Qual é o Tom do Ceará
Por Vanessa Madeira27/07/2023 10:11 | Atualizado há 2 meses
Compartilhe esta notícia:

O programa Qual é o Tom do Ceará, da rádio FM Assembleia (96,7MHz), recebe, neste sábado (29/07), a partir das 12h, a cantora e compositora cearense Aydé.
Radicada em São Paulo, a artista volta pela primeira vez a Fortaleza como cantora profissional para apresentar o show Raízes, baseado em seu álbum de estreia, de 2023. No programa, ela fala sobre o trabalho e a experiência de retornar à terra natal.
“Esse é o meu retorno ao Ceará e meu primeiro show autoral na capital cearense. Também vou cantar releituras de cancioneiros nordestinos, como músicas do Luiz Gonzaga, Alceu Valença entres outros”, diz.
Aydé faz parte do movimento da Nova MPB, cruzando clássicos da música brasileira, em especial da nordestina, com música pop.
A cantora, atualmente com 32 anos, morou até os 21 no Ceará, onde deu os primeiros passos de sua trajetória musical. “Desde criança, achava bonito ver os cantores na televisão, principalmente Sandy e Junior. Minha avó sempre foi muito católica e participava das ações da igreja de Cristais, por isso eu participava dos corais e apresentações da igreja”, conta.
Mas somente depois de se mudar para o Sudeste, a cearense passou a investir na carreira. ““Estudei em escola livre de canto, fiz faculdade de música. Morei um tempo no Rio de Janeiro e comecei a cantar em bares. Em 2018, passei a investir na minha carreira autoral. Desde então, muitas portas estão se abrindo e estou fazendo shows principalmente em São Paulo”, conta.
Aydê já se apresentou em diversos palcos brasileiros e foi indicada, em 2020 e 2022, ao Prêmio Profissionais da Música (PPM), sendo finalista em três categorias. Também em 2022, a artista foi contemplada na 3ª edição do fomento ao forró da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Com a verba recebida no edital, lançou o álbum temático de festa junina “Arraiá da Aydê”.
O álbum Raízes homenageia o Nordeste, a partir de canções com letras positivas e de reflexão. “Me dediquei muito à técnica vocal e trago na minha música a mescla da nova MPB com a música de raiz enaltecendo minhas raízes nordestinas principalmente a cearense. Meu público pode me reconhecer através da representatividade e pela voz”.
Qual é o Tom do Ceará vai ao ar aos sábados, pela FM Assembleia, a partir das 12h, com apresentação e produção da jornalista Ian Gomes.
Edição: Adriana Thomasi
Veja também

Sessão solene homenageia 100 anos de fundação do Corpo de Bombeiros nesta quinta
Autor: Wanessa Tavares
Siga-me destaca o Festival Internacional de Arte Naif nesta quarta-feira
Autor: Wanessa Tavares