Notícias

Cavalcante relata preocupação de produtores de Morada Nova com a seca

Por ALECE
11/05/2012 14:39 | Atualizado há 2 semanas

Compartilhe esta notícia:

Dep. Del Cavalcante (PDT) - Foto: Paulo Rocha

O deputado Delegado Cavalcante (PDT) informou, na sessão plenária da Assembleia Legislativa desta sexta-feira (11/05), que se reuniu ontem com agropecuaristas do município de Morada Nova. Segundo ele, o clima é de preocupação por conta das poucas chuvas que caíram este ano no Ceará.

Conforme o pedetista, inúmeras queixas foram feitas à falta de investimentos dos governos Estadual e Federal pelo fato de algumas localidades não terem decretado emergência ou calamidade. “Eles não têm como comprar ração para o gado. E a forragem que tinham estocado já não existe mais”, frisou.
    
Cavalcante disse que os agropecuaristas solicitam o aumento do benefício do Seguro Safra, maior vazão das águas de riachos, liberação de carros-pipa, construção de adutoras, cursos de capacitação e concessão de kits de irrigação. “O que tinha de água nas cisternas já está quase seco. Nem água para consumo tem.     A situação é crítica”, afirmou.
    
O parlamentar denunciou que, em 2012, não foi liberada água por bombeamento para os irrigantes do entorno de Morada Nova. Ele revelou ter reunião com o titular da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Agrário (SDA), Nelson Martins, na próxima quinta-feira (17/05), para tratar do assunto.
    
O delegado falou ainda em acionar o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs) e em solicitar a realização de audiência pública para aprofundar o debate em torno de quais medidas poderiam ser tomadas para minimizar os efeitos da estiagem. “Alguns agricultores estão sem saber o que fazer, de tão preocupante que é a situação. A gente ficou comovida com alguns casos. Eles estão desesperados por perderem gado e plantação. O preço do feijão está mais caro do que o preço da mistura, porque a perda da safra é grande”.

BC/CG

Veja também