Ciadi completa dois anos de atendimento a crianças e adolescentes
Por Davi Holanda/com Assessoria19/05/2023 16:34 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:

O Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) completa, neste 20 de maio, dois anos de sua criação.
Em maio de 2021, o Plenário da Alece aprovou projeto da Mesa Diretora que criava o centro para atendimento especializado de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA) e crianças com trissomia 21 (síndrome de Down), vinculado à Presidência da Casa. Esse foi um importante passo que ampliou a atuação da Assembleia Legislativa para a integração, inclusão e desenvolvimento das crianças, adolescentes e suas famílias.
Nesse período, o Ciadi realizou mais de 36 mil atendimentos, a partir de uma perspectiva de acompanhamentos individualizados que buscam oferecer as ferramentas necessárias para a descoberta das potencialidades de cada pessoa e o enfrentamento das dificuldades.
O presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PDT), afirma que o trabalho e os bons resultados do Ciadi são a concretização de um desejo que veio com o início da sua gestão à frente da Casa e que traz efetiva transformação ao dia a dia das famílias atendidas.
“Ver crianças e adolescentes tendo uma relação mais harmoniosa com suas famílias, sendo cuidados, acolhidos e amparados por uma equipe multidisciplinar com a dedicação que merecem sempre foi o que norteou a proposta deste espaço”, salienta o deputado.

Primeira-dama, Cristiane Leitão, destaca compromisso do Legislativo com a inclusão - Foto: Bia Medeiros
Cristiane Leitão, primeira-dama da Alece, destaca o trabalho que vem sendo realizado ao longo desses dois anos e parabeniza os profissionais que compõem a equipe do centro, que vem se consolidando como referência de atendimento.
Segundo ela, a atual gestão do Parlamento cearense vai além de seus fins primários, que é o de legislar e fiscalizar, ofertando serviços e promovendo ações em diversas áreas, sobretudo para as pessoas que mais precisam. “É a Casa Legislativa se atentando para a inclusão e, de fato, abrindo suas portas para questões de grande importância para a sociedade cearense”, afirma.
Sáskya Vaz, coordenadora do Ciadi, avalia que são 2 anos de trabalho intenso, oferecendo serviços de qualidade, principalmente ao público de crianças e adolescentes com TEA e crianças com trissomia 21 e seus respectivos familiares.
“Um projeto pensado e realizado pela primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão, e com todo o apoio do presidente da Casa, deputado Evandro Leitão. Nesses dois últimos anos, o Ciadi vem construindo sua trajetória com uma atuação ímpar, tornando-se referência no nosso Estado enquanto centro de reabilitação e modelo para outros órgãos e municípios”, destaca a coordenadora.

MULTIDISCIPLINARIDADE
O Ciadi tem como foco de seu trabalho a assistência humanizada e sistêmica para a integração, reabilitação e desenvolvimento das habilidades cognitivas, sociais, emocionais e motoras das crianças e dos adolescentes acompanhados.
O atendimento terapêutico oferecido é pautado na multidisciplinaridade, contando com uma equipe especializada em desenvolvimento infantil. Fazem parte do Ciadi profissionais de áreas como Serviço Social, Enfermagem, Psiquiatria, Pediatria, Neuropediatria Infantil, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Psicopedagogia, Psicologia, Fisioterapia, Educação Física e Musicoterapia.
É esse grupo que, diariamente, com dedicação, cuidado e conhecimento continuamente atualizado, trabalha para promover a inserção das crianças e adolescentes na vida social, a ampliação da autonomia e o exercício pleno da cidadania.
DESENVOLVIMENTO E FAMÍLIA
Valeska Ferreira, mãe do Filipe Aragão, de 6 anos, celebra o desenvolvimento do filho, que recebe acompanhamento duas vezes por semana no Ciadi com profissionais de diferentes áreas. Ela lembra que a criança começou o trabalho terapêutico ainda no Projeto Mundo Azul, criado em 2020 na Alece, com foco no TEA.
Com a criação do Ciadi, que ampliou o público atendido, ele seguiu os atendimentos. “Queria falar da importância do Ciadi, que desde a entrada do Filipe nas terapias, ele vem se desenvolvendo muito bem, ele já estuda em escola regular, participa de todos os projetos e na escola evoluiu muito graças às terapias", afirma, agradecendo aos profissionais pelo progresso e pelo trabalho realizado.
E, nesse caminho, as famílias são essenciais. Dessa forma, o Ciadi também promove atividades contínuas com as famílias, com acompanhamento psicológico individual e em grupo, compartilhamento de orientações e acolhida das demandas, inquietações e dúvidas, sempre reforçando a importância da parceria com os profissionais para o desenvolvimento das crianças e adolescentes.
Com foco nas habilidades sociais, os adolescentes acompanhados pelo Ciadi participam de atividades semanais em grupo que buscam criar estratégias para que eles desenvolvam autoconhecimento e trabalhem a autonomia, a comunicação, as relações interpessoais e as diferentes demandas de cada ambiente. O grupo também realiza visitas a espaços diversos da cidade, como museus, supermercados, ambientes de trabalho, ampliando assim o repertório de cada um.

INFORMAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO
Para a promoção de uma sociedade cada vez mais inclusiva, a sensibilização das pessoas por meio de informação qualificada é muito importante. Os preconceitos e o desconhecimento são desafios constantes para pessoas com deficiência e suas famílias.
Dessa forma, o Ciadi também busca atuar nesta frente, por meio de seminários, divulgação de questões referentes ao TEA e trissomia do 21, participação em eventos, intercâmbios de experiências, recepção e visitas de gestões municipais, outros órgãos públicos, entidades, empresas, assim como o lançamento de publicações.
São muitas as estratégias para levar informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos que atuam na exclusão das pessoas com TEA e T21 da nossa sociedade, um trabalho longo e contínuo que é feito a muitas mãos e conta com o Legislativo cearense.
SERVIÇO:
Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi)
Avenida Pontes Vieira, nº 2.300, Térreo. Anexo III da Alece - Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque. Dionísio Torres. Fortaleza/CE.
(85) 3277-2580 - Recepção
(85) 2180-6539 - Serviço Social
E-mail: ciadi@al.ce.gov.br
Confira o vídeo institucional e conheça um pouco mais sobre o trabalho do Ciadi
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Alece reconhece importância do uso da pele da tilápia para tratamentos médicos
Autor: Ariadne Sousa
Dezessete proposições de parlamentares são aprovadas em reuniões de Comissões nesta terça
Autor: Pedro Emmanuel Goes