Notícias

Diocese do Crato e monsenhor Pedro Rocha recebem homenagem na AL

Por ALECE
14/05/2014 20:36 | Atualizado há 1 mês

Compartilhe esta notícia:

Sessão solene comemora centenário de fundação da Diocese do Crato e o nascimento do monsenhor Pedro Rocha de Oliveira - Foto: Marcos Moura

O centenário de fundação da Diocese do Crato e o nascimento do monsenhor Pedro Rocha de Oliveira foram comemorados durante sessão solene na tarde desta quarta-feira (14/05), no Plenário 13 de Maio. A iniciativa foi proposta pelos deputados Camilo Santana (PT) e Professor Teodoro (PSD).

“É com muita estima que, eu, que sou cratense, estou juntamente com o Professor Teodoro e o deputado Sineval Roque (Pros) celebrando o centenário da Diocese do Crato e prestando homenagem ao nascimento do monsenhor Pedro Rocha de Oliveira”, afirmou Camilo Santana.

Professor Teodoro ressaltou que as dioceses sempre significaram no nosso Estado um fator de desenvolvimento, de educação e de cultura. “Como dizia o saudoso Virgílio Távora, no lançamento de seu Plano de Metas, como governador, elas se constituíram historicamente nas únicas instituições sólidas no Interior, dando sustentação ao desenvolvimento sociopolítico, econômico, educacional e cultural”, pontuou Teodoro.

Ele ainda acrescentou que as dioceses articulavam a ação das paróquias, as antigas freguesias dos tempos imperiais, e lhes conferiam uma nova estrutura e dinâmica, na fase da história republicana do País. A Diocese do Crato foi um baluarte avançado no processo civilizatório do centro-sul cearense, pontuou.

Já o bispo da Diocese do Crato, dom Fernando Panico, destacou que a missão da Diocese é ser romeira, que promove missões populares transmitindo aos leigos o verdadeiro conhecimento religioso, a vida de Cristo. “A Diocese contribui para a transformação da sociedade cearense na busca da boa nova e do trabalho de evangelização”, explicou.

 

Na ocasião, foram agraciados com placas comemorativas os monsenhores Pedro Rocha de Oliveira, Francisco de Holanda Montenegro, Francisco Murilo de Sá Barreto e dom Vicente de Paulo Araújo Matos (todos in memorian), além do reitor do Seminário São José, Antônio Edson Bantim de Oliveira; do bispo emérito do Crato, dom Newton Holanda Gurgel; do bispo da Diocese do Crato, dom Fernando Pacheco; da madre Maria Carmelina Feitosa; da Associação dos Ex-alunos do Seminário São José e da Universidade Regional do Crato (Urca).

Estiveram presentes o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargador Lincoln Araújo; o desembargador Suenon Mota, além da pró-reitora de Extensão da Urca, Sandra Nancy Freire.
WT/LF

Veja também