Grandes Debates avalia os desafios da Região Metropolitana do Cariri
Por Texto: Ariadne Sousa27/06/2023 23:10
Compartilhe esta notícia:

O programa “Grandes Debates – Parlamento Protagonista” exibido nesta terça-feira (27/06), pela TV Assembleia (canal 31.1) e rádio FM Assembleia (96,7 MHz), abordou os 14 anos da Região Metropolitana do Cariri (RMC), instituída pela Lei Complementar nº 78/2009.
Para discutir o assunto, a edição recebeu o deputado estadual Davi de Raimundão (MDB); a professora do Departamento de Geociências da Universidade Regional do Cariri (Urca), Firmiana Santos Fonseca Siebra, e o professor e coordenador do Laboratório de Estudos em Gestão de Cidades e Territórios da Universidade Federal do Cariri (LaCite/UFCA) e do Observatório das Cidades do Cariri, Francisco Raniere Moreira da Silva.
Para os convidados, apesar de a criação da RMC ter objetivado a redução da desigualdade entre o triângulo Crajubar, como é conhecida a aglomeração das cidades de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha, historicamente mais desenvolvida, e os demais municípios da região, os resultados obtidos após os 14 anos de sua instituição demonstram que não houve efetivamente diminuição desse desequilíbrio.
O professor Raniere Moreira detalhou que, entre os anos de 2021 e 2022, foi realizado um estudo para diagnóstico da governança interfederativa na região do Cariri. Segundo ele, os dados apontam que em diversos indicadores ainda é registrada uma grande disparidade entre os municípios.
Ele avaliou ainda que os investimentos, tanto públicos quanto privados, ainda concentram-se prioritariamente no Crajubar e que isso reforça a dependência das localidades vizinhas, gerando e aprofundando os desequilíbrios nesses territórios.
MOBILIDADE URBANA
Para Firmiana Santos Fonseca Siebra, a gestão metropolitana conjunta precisa acontecer mais efetivamente, com cada um dos municípios sendo trabalhado de forma que suas peculiaridades e particularidades sejam consideradas. A professora alertou ainda para a necessidade de investimentos na infraestrutura das cidades mais afastadas, com a instalação de equipamentos públicos de serviço e lazer.
Considerado um dos principais desafios da região pela professora Firmiana, o transporte público coletivo não está presente de forma integral na maioria dos municípios da RMC, estando concentrado prioritariamente no triângulo Crajubar. Ela pontuou que alguns locais contam apenas com serviços de vans e mototáxis, reduzindo de forma indevida a mobilidade dos habitantes.
Para a professora, esse é um problema que não se restringe apenas à população local e que impacta negativamente também aquelas pessoas que vão fazer turismo na região. E argumentou ainda que é necessário que haja um esforço conjunto entre todos os municípios para melhorar a mobilidade entre as localidades.
PROJETO
Com 605 mil habitantes, a Região Metropolitana do Cariri é composta atualmente por nove municípios. Esse número pode aumentar caso seja aprovado o projeto de indicação, que tramita na Alece, do deputado Davi de Raimundão (MDB). A proposta do parlamentar prevê a inclusão de mais 10 cidades na RMC. Entretanto, como indicação, a iniciativa tem que ser enviada ao Parlamento pelo governador do Estado.
Durante o programa, o parlamentar disse que a proposta visa fortalecer as estratégias de crescimento e progresso local, com a união entre os entes, a instituição de um conselho de desenvolvimento e a criação de consórcios públicos. O deputado explicou que, dessa forma, será possível atender as demandas da população de forma mais ampla.
Davi de Raimundão elencou como prioridades o fortalecimento do turismo religioso, a expansão de pesquisas e investimentos nas universidades, assim como o estímulo para que o setor privado se torne um dos agentes de desenvolvimento local, com a melhoria dos serviços e aquecimento do mercado de trabalho.
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Dia do Profissional da Contabilidade é comemorado na Alece nesta segunda
Autor: ALECE
Lideranças criticam os impactos da EC nº 103 na previdência dos trabalhadores municiais
Autor: Guilherme de Andrade