Notícias

Hospital de Messejana recebe homenagem na Alece

Por Ariadne Sousa
02/06/2023 17:00 | Atualizado há 9 meses

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Máximo Moura

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, na tarde desta sexta-feira (02/06), sessão solene para celebrar a marca de 500 transplantes cardíacos realizados pelo Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM). 

A homenagem, promovida no Plenário 13 de Maio, é fruto de requerimento do deputado Leonardo Pinheiro (Progressistas), que ressaltou, durante o encontro, que a marca foi alcançada em fevereiro deste ano e que é motivo de orgulho para todos os cearenses. “Sei que os desafios e as dificuldades são imensos, costumo falar aqui sobre o subfinanciamento da saúde, então a gestão e a dedicação tem que ser muito grandes para trazer essa saúde de qualidade”, pontuou. 

Larissa Gaspar (PT), subscritora da sessão, destacou a importância do Ceará como referência na realização de transplantes em todo o País, ocupando o segundo lugar entre todas as unidades da federação. A parlamentar salientou ainda o papel das pessoas que fazem parte da instituição. "Isso é fruto do trabalho dos profissionais que ali estão, que se dedicam a cada dia a melhorar, a inovar e a prestar o melhor serviço para a população”, pontuou.

O coordenador da Unidade de Transplante e Insuficiência Cardíaca do HM, João David de Souza Neto, disse que a homenagem recebida se estende também aos doadores de órgãos, que são a parte essencial de todo o trabalho desenvolvido. Ele lembrou ainda que o hospital é carente de mais investimentos e melhorias. 

“Nós estamos precisando dessa mudança, dessa revitalização, dessa modernização, pois vejam, se a gente faz 500 transplantes com essa dificuldade, imaginem se não houvesse, a gente estaria na ponta”, completou o coordenador. 

Sobre as necessidades apontadas, a secretária de Saúde do Estado do Ceará, Tânia Mara Coelho, explicou que o órgão tem conhecimento dos problemas financeiros e estruturais que o HM enfrenta, mas o assunto está sendo tratado com prioridade na secretaria. 

“Nós acabamos de repassar R$ 9 milhões para o hospital, para que a gente possa fazer a compra de insumos. Ontem solicitamos a visita de uma construtora para fazer avaliação do espaço para a construção de um novo centro cirúrgico e de mais duas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e também estamos correndo com duas salas de hemodinâmica”, detalhou a secretária. 

Diretor-geral do HM, Carlos Augusto Lima Gomes dos Santos destaca trajetória da instituição - Foto: Máximo Moura

 

HOMENAGEADOS                                    

O diretor-geral do HM, Carlos Augusto Lima Gomes dos Santos, deu ênfase à história do hospital, que chegou aos seus 90 anos em 2023 e que passou por adversidades ao longo de sua trajetória. “Uma instituição que dura tanto tempo não pode ser frágil, não pode estar errada, para durar, para sobreviver a tantas e tantas dificuldades que o próprio tempo lhe impõe”, afirmou. 

Já a coordenadora do Serviço de Cardiologia e Transplante Cardíaco Pediátrico, Klebia Magalhães Pereira Castello Branco, contou que os procedimentos pediátricos tiveram início no ano de 2001 e que contaram com todo amparo para se firmarem na instituição. “A gente é uma grande família, é uma equipe que se ajuda, temos dificuldades, mas, apesar de tudo, conseguimos fazer muito lá, e isso é muito gratificante”, declarou. 

Outros profissionais do HM também foram homenageados na solenidade: o coordenador do Serviço de Anestesia, Ricardo Barreira Uchoa; coordenador cirúrgico do Programa de Transplante Cardíaco e Coração Artificial, Juan Cosquillo Mejia; o cirurgião cardiovascular pediátrico, Valdester Cavalcante Pinto Júnior, e a coordenadora da Unidade de Pesquisa Clínica, Sandra Nívea Falcão.

A lista de homenageados conta ainda com a preceptora dos médicos residentes do HM e chefe do Setor de Paciente Crítico do Hospital Universitário Walter Cantídio, Fátima Rosane de Almeida Oliveira; o coordenador da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HM, Bráulio Matias de Carvalho, e a enfermeira assistencial da Unidade de Transplante e Insuficiência Cardíaca, Maria Gyslane Vasconcelos Sobral.

Edição: Clara Guimarães

Veja também