Notícias

Internautas defendem ações de educação para combater a dengue

Por ALECE
14/05/2012 14:36 | Atualizado há 2 semanas

Compartilhe esta notícia:

Ações de educação articuladas pelas escolas e comunidades são a melhor forma de prevenir e combater a dengue. Essa é a opinião da maioria dos internautas, com 39,5% de votos, que responderam a enquete da Assembleia Legislativa do Ceará, disponível na semana de 7 a 14 de maio.

Na consulta, 34,2% dos cidadãos concordaram que campanhas de conscientização e reforço no atendimento dos postos de saúde são as melhores opões no combate à dengue, já 26,3% dos internautas defenderam o uso do fumacê e a ampliação da vigilância sanitária nas áreas de infestação como ações mais eficiente.

Para o deputado Dedé Teixeira (PT), mobilizar, conscientizar e envolver a sociedade nas ações de combate a doença são a melhor maneira de prevenção. “Muitas vezes os focos estão dentro das casas e quintais das pessoas. Educando a sociedade e incentivando a comunidade a se prevenir, é a melhor saída para acabar com a doença”, afirmou.

O deputado Heitor Férrer (PDT) também salientou a mobilização e ações de educação articuladas pela sociedade como a melhor forma de combate da dengue. “A sociedade é muito importante para acabar com a doença. Se a população não entrar no jogo, essa partida não vai ser ganha”, disse.

De acordo com o gerente da Célula de Vigilância Epidemiológica do Município de Fortaleza, Antônio Lima, tanto a mobilização social como ações de educação e campanhas são importantes para o combate da doença. “A participação da sociedade precisa começar dentro das casas. As campanhas de educação, limpeza de quintais e retirada de lixo das ruas são formas de reforçar a prevenção que a sociedade já precisa ter em seu lar”, frisou.

Antônio explicou que o fumacê combate apenas o mosquito adulto e não acaba com as larvas. “O veneno do fumacê não previne, ele é a última arma usada para controlar a doença. A verdadeira prevenção da dengue está na mobilização da sociedade”, revelou.

SERVIÇO
A Secretaria de Saúde de Fortaleza alerta que para combater o mosquito da dengue, Aedes Aegypti e preservar a saúde da sua família, é preciso eliminar da sua casa ou do seu trabalho a água acumulada em calhas, ralos, pratos de vasos de plantas ou pneus e manter a caixa d’água bem fechada.

Os sintomas da dengue são febre, dor no corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e manchas pelo corpo. Em caso de suspeita, beber bastante água para se hidratar e procurar imediatamente o serviço de saúde.
GM/CG

Veja também