Livro Juazeiro das Candeias é lançado pela Assembleia Legislativa
Por Waldyh Ramos25/07/2023 09:00 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:

O livro Juazeiro das Candeias, de autoria dos professores Elinaldo Meira e Maria Érica de Oliveira Lima, foi lançado pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp). O evento ocorreu na última quinta-feira (20/07), de forma virtual.
A professora doutora Alice Fátima Martins, da Faculdade de Artes Visuais (FAV-UFG), responsável pela apresentação destacou a qualidade da obra, considerada uma primorosa, cujo valor vai além da qualidade das fotos ou da diagramação extremamente cuidadosa, ou dos textos elaborados, e da pluralidade de pontos de vistas, que abordam questões tão importantes. “O valor do livro está na reunião de todos esses fatores, mas acrescenta-se a isso o fato de que é uma obra que integra aquelas publicações que têm a capacidade de tencionar de modo múltiplo e profícuo as relações entre o texto escrito e imagens visuais na produção de conhecimento, sobretudo sensível”, afirmou.
A professora Alice Martins lembrou que a tradição filosófica cientifica ocidental herdada da escola européia determinou que o pensamento científico só pode ser organizado por meio do texto escrito e os acontecimentos históricos só são válidos quando documentados textualmente. Segundo ela, as imagens visuais por muito tempo permaneceram à margem desse processo, destituídas de validade cientifica. Mas de acordo com pensadores modernos, a história pautada no pensamento escrito excluiu mais de 90% da humanidade. “Ao ver as fotos desse livro, eu vejo que aí está a parcela dessa humanidade excluída, como os romeiros, suas vidas, seu cotidiano, a expressão de fé, o imaginário que faz essa rede de conexões entre essas pessoas”, pontuo.
Uma das autoras do livro, a professora Maria Érica de Oliveira Lima, agradeceu o apoio da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, por meio do presidente, deputado Evandro Leitão (PDT), e do Inesp para que o livro digital pudesse ser oferecido de forma gratuita. Também agradeceu ao professor Elinaldo Meira que foi a Juazeiro do Norte para a produção do livro. "Que o livro seja um presente não só para Juazeiro do Norte, mas para o Brasil e para a religiosidade e a cultura popular”, destacou.
O professor Elinaldo Meira, natural da Bahia, também agradeceu o apoio da Assembleia Legislativa, por meio do Inesp, e ao comentar sobre o livro, disse que Juazeiro do Norte é um mistério que vem se revelando para ele, desde a primeira vez que esteve na cidade durante uma viagem a Exu, em Pernambuco. “Essa foi a primeira vez que Juazeiro do Norte se revelou de um modo muito perturbador. Para quem vai a primeira vez, ainda que seja familiarizado com os lugares de romarias, se vê diante de situações de intensidade da fé, que vai convidando a gente a querer buscar de forma mais profunda essa experiência. É preciso estar aberto a essa experiência porque ela fala da nossa identidade, da identidade do povo nordestino”, ressaltou .
Para o diretor executivo do Inesp, João Milton Cunha, a publicação engrandece o Parlamento e reforça o papel do Instituto de assessorar a Alece por meio de pesquisas, monitoramento e acompanhamento das políticas públicas do Estado. “Juazeiro das Candeias é mais uma obra que compõe o diversificado catálogo de publicações do Edições Inesp Digital. A obra aborda questões culturais, sociais e colabora para o fortalecimento de um Estado cada vez mais democrático que, direta ou indiretamente, contribuem para apresentar respostas às questões que afetam a vida do cidadão, afirma.”
O livro Juazeiro das Candeias nasceu da pesquisa de pós-doutorado de Elinaldo Meira, sob supervisão da professora Maria Érica, realizada junto ao programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC). A edição bilíngue conta com colaborações nacionais e internacionais, seja na apreciação dos registros, seja na ampliação dos debates sobre expressões de fé popular e fotografia.
Edição: Adriana Thomasi
Veja também

Solenidade na Alece homenageia o Ferroviário Esporte Clube nesta segunda
Autor: Ariadne Sousa
Alece celebra Dia Nacional do Humorista nesta segunda-feira
Autor: Wanessa Tavares