Presidente Evandro Leitão destaca compromissos da nova gestão na Alece
Por Gleydson Silva01/02/2023 14:01 | Atualizado há 2 anos
Compartilhe esta notícia:

O deputado Evandro Leitão (PDT) – reconduzido ao segundo mandato de presidente da Assembleia Legislativa do Ceará – destacou, durante a sessão de posse dos parlamentares para a 31ª Legislatura, nesta quarta-feira (01/02), no Plenário 13 de Maio, o trabalho legislativo dos últimos dois anos e adiantou planos para a Casa.
O parlamentar garantiu que a marca desta nova gestão será a “manutenção de canais permanentes de interlocução com o povo, destinatário de todo o nosso trabalho e razão de ser da vida pública”.
Evandro Leitão defendeu ainda que deputadas e deputados trabalhem com afinco, com tratamento igualitário, independentemente de coloração partidária ou preferências ideológicas. Reafirmou também o compromisso de fazer uma gestão de portas abertas, "já de todos conhecida", em que a classe política, os legítimos representantes do povo, terão vez e voz.
“Manteremos o diálogo altivo e harmônico com os poderes constitucionais - Executivo e Legislativo -, com o Ministério Público, órgãos de imprensa e todas as instâncias da sociedade civil, fortalecendo e ampliando as parcerias existentes e encetando outras, numa grande ciranda em defesa da gente cearense”, ressaltou o presidente.
O empenho dos melhores esforços para que a Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) se torne referência de qualidade e variedade na oferta de cursos de ensino superior também foi assinalado pelo parlamentar. “Creio que assim estaremos contribuindo para a melhoria do nível educacional e acadêmico do povo desta terra de tantos talentos”, observou.
O presidente do Legislativo ressaltou ainda que, nos últimos dois anos em que presidiu o Parlamento cearense, inúmeros foram os desafios enfrentados, como a pandemia de Covid-19, que, além de vitimar quase 700 mil brasileiros e inúmeros cearenses, prejudicou a economia e o processo de desenvolvimento do País, aumentando a pobreza e a desigualdade. “Drama que poderia ter sido minorado, não fosse a gestão criminosa da pandemia por parte do Governo Federal e sua reiterada negação da ciência, assumindo esta suas culminâncias, com aposta na imunidade de rebanho e a sabotagem deliberada das campanhas de imunização”, criticou.

Nesse período, conforme o deputado, o Legislativo cearense não parou e seguiu usando de meios virtuais para atender necessidades da população. “Aqui se travaram inúmeros debates, muitas vezes acalorados, mas sempre honestos e visando ao bem comum. Aqui se produziram leis e foram traçados destinos. Numa palavra, um Poder Legislativo que influi decisivamente na elaboração e aplicação das políticas públicas e de governo. Para melhor”, ressaltou.
O presidente avaliou que, sensível às carências da população, a Assembleia procurou ir além da produção legislativa para, através dos serviços e equipamentos, atender necessidades das parcelas mais vulneráveis dos cearenses. Evandro Leitão agradeceu também o empenho da primeira-dama do Legislativo, Cristiane Leitão, líder do Comitê de Responsabilidade Social da Casa. “Companheira de uma vida, amor da juventude, que atravessa a maturidade e que, sem o suporte, minha trajetória política talvez não existisse”, afirmou.
A Alece avançou ainda, de acordo com o deputado, no processo de disseminação de uma cultura de paz – tão importante em “tempos de intolerância, violência e ódio” –, com a implementação do Centro de Mediação e Gestão de Conflitos e com a Célula de Práticas Sistêmicas, além dos serviços de excelência prestados pelo Centro Inclusivo para Atendimento Infantil (Ciadi), voltados para crianças com transtorno do espectro autista.
Evandro Leitão apontou que, em sua última gestão, a Casa fortaleceu também o enfrentamento da violência contra a mulher com o trabalho da Procuradoria Especial da Mulher. “Somente assim, com ações dessa natureza, a mulher cearense ocupará o espaço que é e sempre será seu, de fato e de direito”, enfatizou.
O parlamentar enalteceu ainda o trabalho do Procon Assembleia, do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, Escritório Frei Tito, Projeto Alcance e da Casa do Cidadão, “iniciativas já consolidadas e patrimônio do povo cearense”.
Edição: Adriana Thomasi
Veja também

Terceiro Expediente recebe o deputado Antônio Granja nesta sexta
Autor: Da Redação / com Assessoria