Notícias

Solenidade ressalta importância do Ferroviário para o futebol cearense

Por Ariadne Sousa
15/05/2023 17:55 | Atualizado há 2 semanas

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Máximo Moura

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) promoveu, na tarde desta segunda-feira (15/05), sessão solene para celebrar o aniversário de 90 anos do Ferroviário Atlético Clube (FAC). Fundado em 09 de maio de 1933, o Tubarão da Barra nasceu de um movimento de operários que trabalhavam na Rede de Viação Cearense (RVC), no local onde hoje se situa a Avenida Francisco Sá. 

A cerimônia, que foi realizada no Plenário 13 de Maio, contou com a presença de parlamentares, atletas e ex-atletas, colaboradores, ex-dirigentes e atuais do clube, além de diferentes personalidades ligadas ao futebol cearense.

O presidente da Alece, Evandro Leitão (PDT), um dos autores do requerimento que originou a sessão, presidiu a solenidade e comentou sobre a importância do “Ferrim” para o crescimento do futebol no Estado, com uma história de conquistas, tendo lançado diversos atletas que se tornaram ídolos nacionalmente. “É um clube que acaba sendo o segundo clube de todos nós cearenses, um clube simpático, um clube que tem história no futebol cearense, que já foi campeão por nove vezes”, completou. 

O deputado Sargento Reginauro (União), um dos coautores do requerimento da sessão, contou que é torcedor do clube e que uma das características mais marcantes do time é a sua torcida familiar, com uma tradição que perpassa as gerações. 

O parlamentar falou ainda sobre as expectativas para o futuro do Tubarão da Barra. “Hoje o futebol é, acima de tudo, gestão, e nós, enquanto torcedores, precisamos entender isso. Participação, apoio à nossa diretoria, presença não apenas no estádio, mas no cotidiano, para que a gente entenda que é isso que vai favorecer os resultados no campo”, ressaltou o parlamentar. 

O presidente do Ferroviário, Aderson Maia Nogueira Júnior, destacou que o objetivo na atual diretoria é fazer com que os próximos 90 anos sejam de mais sucesso. “Queria agradecer a todos, e vamos rumo ao acesso, que é o nosso objetivo maior”, afirmou. 

Além desses, compuseram a mesa as deputadas coautoras do requerimento que propôs a homenagem, Jô Farias (PT) e Emilia Pessoa (PSDB), e o secretário de Esportes do Governo do Estado do Ceará, Rogério Nogueira Pinheiro; o presidente e o vice da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio Santos Costa Júnior e Francisco Eudes Bringel, e o ex-dirigente do Ferroviário e atual vereador da Câmara Municipal de Fortaleza, Carlos Mesquita. 

HOMENAGEADOS                                   

Falando em nome dos homenageados, o ex-atleta e atual embaixador do clube, Mário Jardel Almeida Ribeiro, agradeceu o reconhecimento e declarou que, apesar de ter atuado em outros times “o Ferroviário, sem dúvida nenhuma, é e continuará sendo o meu clube eterno”. 

Já o ex-dirigente Carlos Mesquita aproveitou para afirmar que a história do Tubarão é digna de muito orgulho, e fez um pedido aos torcedores: “Não esqueçam que o ferroviário é grande e que sempre será, porque vai sempre ter gente como vocês, essa juventude que está agora segurando o Ferroviário. E eu tenho certeza que nós vamos sair dessa fase e vamos ser o maior clube de futebol do estado do Ceará”, disse. 

Na solenidade, foram homenageados ainda os ex-dirigentes Ruy do Ceará, Joaquim Guedes Neto, Chateaubriand Arrais Leite, e José Rêgo Filho; os ex-atletas Amilton Melo (in memoriam); Celso Dias, o "Gavião"; Marcelino, o “Paredão Coral”;  o artilheiro da história do Ferroviário, Jorge Veras; o atual jogador do clube Jociel Ferreira, o "Ciel 99”; o repórter, Faustino Nogueira Chaves; o torcedor José Rufino da Silva Neto e o funcionário do time Francisco Flávio Alves do Nascimento. 

As torcidas organizadas Resistência Coral e Torcida Falange Coral, o escritor Evandro Ferreira Gomes e Valdemar Caracas (in memoriam), o "Caracol", também foram homenageados na cerimônia. 


Edição: Clara Guimarães

Veja também