Vicunha Têxtil recebe homenagem pelos 55 anos de criação em solenidade na Alece
Por Geimison Maia25/08/2023 19:10 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, na noite desta sexta-feira (25/08), no Plenário 13 de Maio, sessão solene em homenagem aos 55 anos da Vicunha Têxtil.
De acordo com o requerente da solenidade, deputado Firmo Camurça (União), a empresa se tornou “uma gigante do cenário global da indústria têxtil”, com presença em mais de uma dezena de países da América Latina, Europa e Ásia. “A Vicunha é um exemplo brilhante de como uma empresa pode crescer e prosperar ao longo dos anos, mantendo o compromisso com a excelência, a inovação e a responsabilidade ambiental”, elogiou o parlamentar. Firmo Camurça ainda destacou a importância da empresa para a economia de Maracanaú e do Ceará por meio da geração de emprego e renda para cerca de três mil cearenses.
A deputada federal Fernanda Pessoa (União/CE) enalteceu a realização da homenagem com o intuito de valorizar os empresários que investem no Ceará e em Maracanaú. “Aqui é um reconhecimento do trabalho e dedicação. Que venham mais 55 anos de desenvolvimento, empreendedorismo e qualidade”, afirmou. Ela ainda parabenizou os colaboradores da empresa que ajudaram a construir o sucesso da companhia, além das ações sociais desempenhadas pela Vicunha.
Durante a solenidade, foram homenageados com certificados a Vicunha Têxtil, representada pela gerente-geral de Qualidade, Thais Martins Bryan; e os colaboradores da empresa Paulo Elton Costa Paiva, chefe de Índigo da unidade de Maracanaú; Zélia de Sousa Silva, coordenadora de Administração de Pessoal da unidade de Maracanaú, e Raimundo Reginaldo Almeida Silva, da unidade de Pacajus.

Gerente-geral de Qualidade da Vicunha, Thais Martins Bryan, agradece homenagem e destaca operações da empresa - Foto: Máximo Moura
Thais Martins Bryan, em nome da empresa, agradeceu a homenagem prestada pela Alece. “Não é fácil fazer 55 anos de existência, então só temos muito a comemorar”, disse a gerente. Ela lembrou que a Vicunha foi fundada em 1967 e, já em 1968, começou as operações no Ceará, inicialmente em Fortaleza. Segundo ela, em 1984, foi criada a unidade de Maracanaú e, dez anos depois, a de Pacajus.
A gestora ainda ressaltou que 62% da produção brasileira e 54% da mão de obra nacional da Vicunha estão no Ceará, o que mostra a centralidade do Estado para as operações da companhia. Ela ainda anunciou que, no próximo ano, será criada a empresa VSA, em parceria com a Cagece, para realizar o tratamento da água de efluentes de Horizonte para ser usada tanto nas operações da Vicunha como de outras indústrias, evitando o uso da água de mananciais.
A empresa ainda realiza ações de formação de jovens em vulnerabilidade social por meio do projeto Pescar. Segundo a representante da iniciativa, Carla Oliveira, a parceria com a Vicunha ocorre desde 2004 e já foram formados mais de 400 jovens em cursos profissionalizantes nas áreas de mecânica, eletromecânica e tecnologia da informação. “A Vicunha acredita que a educação transforma vidas”, comentou Carla Oliveira.
Também estiveram presentes na mesa da sessão solene a presidente da Associação Empresarial de Indústrias (Aedi), Kelly Gessyana, e o secretário do Desenvolvimento Econômico de Maracanaú, Antônio Filho.
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Necessidade de conter avanço da desertificação na Caatinga é defendida em audiência na Alece
Autor: Juliana Melo
Alece destaca importância de professores e demais trabalhadores da educação no CE
Autor: Ariadne Sousa