Osmar Baquit presta homenagem póstuma a ex-deputado José Ilo Dantas
Por Lincoln Vieira07/12/2023 11:20 | Atualizado há 1 mês
Compartilhe esta notícia:

O deputado Osmar Baquit (PDT) homenageou, no primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta quinta-feira (07/12), o médico José Ilo Dantas, ex-deputado estadual e ex-prefeito de Quixelô, que faleceu na terça-feira (05/12), em Fortaleza.
Conforme o parlamentar, José Ilo Dantas, foi um médico e gestor público muito competente. Ele ressaltou que a gestão do ex-parlamentar era reconhecida em todo o Estado. “O doutor José Ilo foi extraordinário para a região. Muitas vezes Quixelô se sobressaía de Iguatu por causa do Zé Ilo Dantas”, assinalou.
Osmar Baquit lembrou que José Ilo Dantas foi eleito deputado estadual em 2006, entretanto assumiu o mandato em 2007, em um hospital da cidade, por problemas de saúde. “Era um problema na aorta. Era uma situação gravíssima e ele vinha travando uma batalha de forma cruel”, frisou.
Baquit relembrou que participou de evento com o ex-prefeito de Quixelô e ele não reclamava de nada. "Sofreu esse tempo todo com fé em Deus e, quando saía de uma crise de saúde, agradecia a Deus.”
O parlamentar ressaltou que Deus permitiu que ele vivesse 17 anos para se despedir da família. “Ele teve a oportunidade de conviver tendo o cuidado de sua esposa e de seus filhos. Podem ter certeza que eles fizeram tudo o que podiam, mas chegou a hora dele”, destacou.
Em aparte, o deputado Moésio Loiola (Progressistas) parabenizou a fala de Baquit. Segundo ele, José Ilo Dantas deixou um legado para a política cearense. Ele salientou que o ex-deputado preparou o atual parlamentar Agenor Neto (MDB) para grandes embates na vida e que teve a honra e a felicidade de conviver com ele.
O deputado Sargento Reginauro (União) ressaltou que José Ilo Dantas deixou frutos na política. O parlamentar destacou ainda a aproximação afetiva de Agenor com seu pai, José Ilo Dantas. “É digno se destacar o fortalecimento dos laços das famílias. Precisamos resgatar isso na sociedade”, acrescentou.
O deputado De Assis Diniz (PT) ressaltou que José Ilo Dantas é uma grande referência pela construção do trabalho na política. “Ele fez política com P maiúsculo”, frisou.
Já o deputado Sérgio Aguiar (PDT) disse que José Ilo Dantas foi um grande homem. O parlamentar lembrou que todas as vezes que esteve em Brasília, enquanto era prefeito de Camocim, encontrava o então prefeito de Quixelô em busca de recursos para desenvolver a cidade a qual administrava.
O deputado Cláudio Pinho (PDT) se associou ao pronunciamento de Baquit. Ele se solidarizou com a família e assinalou que Zé Ilo “deu exemplo de gestão como prefeito, como médico e, o mais importante, como pessoa."
O deputado Alcides Fernandes (PL) lembrou a trajetória de José Ilo Dantas como médico. O parlamentar assinalou que existiam filas em Iguatu para conseguir “requisição” para ser atendido pelo então doutor Zé Ilo. “Meus filhos só queriam passar pela consulta se fosse com o doutor Zé Ilo. Iguatu está de luto pelo grande médico e grande homem que ele foi”, acentuou.
E o deputado Firmo Camurça (União) ressaltou que José Ilo Dantas foi referência como cidadão, por construir amizades e estender suas mãos para ajudar o próximo como pessoa e como médico.
Edição: Adriana Thomasi
Veja também

Guilherme Sampaio repudia ataques à democracia e defende ações do Governo do Ceará
Autor: Narla Lopes
Marcos Sobreira enaltece manifesto nacional de seis partidos em defesa da soberania nacional
Autor: Luciana Meneses