Tomaz Holanda cobra garantia de direitos para pacientes com fibromialgia
Por Ricardo Garcia03/09/2024 11:27 | Atualizado há 8 meses
Compartilhe esta notícia:

O deputado Tomaz Holanda (Avante) defendeu, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) desta terça-feira (03/09), realizada de forma presencial e remota, a garantia de direitos a todos os portadores de fibromialgia do Estado.
Segundo o parlamentar, a enfermidade é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura, sendo caracterizada pela dificuldade no diagnóstico. “As pessoas não têm a devida noção da dor crônica que um portador de fibromialgia sente. Somente uma pessoa com essa síndrome tem a dimensão da dor real”, salientou.
De acordo com ele, há projetos tramitando na Alece que buscam reconhecer os portadores de fibromialgia como pessoas com deficiência no Ceará, assegurando a esse segmento os mesmos direitos e benefícios das pessoas com deficiência.
“Em 18 estados do País a fibromialgia já é considerada uma deficiência, e estamos nessa luta para que ela também seja considerada no Ceará. Trata-se de uma doença crônica, que não tem cura, que lida com diagnósticos incompletos, mas que tem tratamento”, enfatizou Tomaz Holanda.
O deputado destacou ainda que o Legislativo cearense foi o primeiro do País a criar uma ala de atendimento voltada para o tratamento da fibromialgia.
Em aparte, o deputado Leonardo Pinheiro (Progressistas) cumprimentou o colega pelo engajamento em defesa dos pacientes com fibromialgia. “É uma doença que deve ser vista com um olhar atencioso”, assinalou.
Os deputados Evaldo Costa (Republicanos) e Lucílvio Girão (PSD) também parabenizaram Tomaz Holanda por trazer à tona o assunto, ressaltando a necessidade de compreender a dor sentida pelas pessoas acometidas pela síndrome.
Edição: Lusiana Freire
Veja também

De Assis aponta ações do Executivo no combate à fome e na segurança pública
Autor: Ricardo Garcia
Nizo Costa destaca redução de crimes violentos letais e contra o patrimônio no Ceará
Autor: Luciana Meneses