Acrísio Sena solicita reforço no debate sobre inteligência artificial
Por Lincoln Vieira09/07/2025 11:30 | Atualizado há 2 dias
Compartilhe esta notícia:

O deputado Acrísio Sena (PT) solicitou, no primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta quarta-feira (09/07), novos debates sobre inteligência artificial no Estado.
Segundo ele, a inteligência artificial é uma “realidade que toma conta do mundo”. Para o deputado, a temática é debatida internacionalmente. “Nós temos um projeto de indicação que estabelece diretrizes para as ações de letramento digital, com ênfase na Inteligência Artificial. É um projeto que debate diretrizes para a população saber como manusear as plataformas digitais, como também a inteligência artificial”, explicou.
Acrísio Sena anunciou que, no próximo dia 8 de agosto, na Faculdade de Tecnologia do Centec (Fatec) será realizado o primeiro debate sobre letramento digital, com ênfase na Inteligência Artificial. O parlamentar ressaltou que dialoga com os deputados, deputadas e o governador Elmano de Freitas para aprovar o projeto de indicação nº 147/2025 na Alece.
“Nós estamos em diálogo para podermos recepcionar a proposta, haja vista que estamos debatendo o Plano Nacional de Educação e o Plano Estadual de Educação para a próxima década. Não tem como os planos não dialogarem, versar e compreenderem o desafio digital, principalmente, a inteligência artificial”, salientou.
O deputado sugeriu ainda investimentos dos governos estaduais e federal em inteligência artificial na defesa da sociedade. Para ele, há necessidade de uma política nacional de cibersegurança para defender os dados da população. “O CPF é o código onde se localizam todos os cadastros e informações sobre as nossas vidas, a proteção dos dados entra na estratégia do letramento digital. Deveria ser obrigatório para todos os governos ter investimento claro em inteligência artificial porque ela tem ajudado na educação, saúde, agricultura e proteção social”, avaliou.
Acrísio Sena frisou ainda que o poder público deve trabalhar a proteção contra as fake news e identificação de golpes na internet através da educação digital por meio de campanhas para a população. Para ele, o Ceará dispõe de condições estruturais para trabalhar a temática junto à população e aos estudantes das escolas públicas estaduais.
“Nós temos que trabalhar campanhas permanentes de letramento digital para que o nosso povo possa se familiarizar com as novas ferramentas. Precisamos de educação digital nas escolas, elas têm tablets, laboratório de informática, ou seja, o Ceará tem condições para avançar em educação digital, e ainda precisamos de uma política estadual de segurança cibernética no Ceará”, assinalou.
Ainda na tribuna, o deputado Acrísio Sena (PT) abordou o projeto Plus Codes, uma parceria entre Governo Federal, Correios e Google para criar endereços digitais para famílias que não dispõem de CEP e os 10 anos da Lei Brasileira de Inclusão.
Edição: Vandecy Dourado
Veja também

Pedro Lobo destaca força do turismo no Cariri e crescimento do setor no Ceará
Autor: Gleydson Silva
Guilherme Sampaio repudia tarifas de Trump e alerta para impactos no comércio entre Brasil e EUA
Autor: Lincoln Vieira