Soldado Noelio cobra reajuste salarial para servidores estaduais em 2023
Por ALECE13/12/2022 18:37 | Atualizado há 1 mês
Compartilhe esta notícia:

O deputado Soldado Noelio (União) cobrou, no tempo de liderança da sessão plenária nesta quarta-feira (13/12), da governadora do Estado Izolda Cela o reajuste salarial dos servidores estaduais para 2023 com reposição da inflação.
Segundo ele, a governadora precisa anunciar ainda este ano a previsão de reajuste para os servidores estaduais em 2023. “Na Assembleia, discutimos vários temas, mas não podermos esquecer o trabalhador que carrega o Estado nas costas. Em 2023, a inflação que está prevista é de 6%”, argumentou.
O parlamentar ressaltou que o Governo do Estado concedeu para este ano reajuste salarial aos servidores de 10%, mesmo não tendo condições econômicas. E lembrou que, em 2022, o Governo do Estado teve um superávit de R$ 1 bilhão e 500 milhões e que ainda foi aprovado um empréstimo de mais de R$ 1 bilhão na Assembleia Legislativa. “Aí não dá para ficar sem responder ao servidor. Quando será anunciado e garantido o reajuste de 2023 para repor a inflação?”, indagou. “É muito importante que a Izolda venha a público para dizer aos servidores da educação, como também aos policiais penais, que eles terão reajuste. Só peço que ela faça isso”, reiterou.
Ainda na tribuna do Plenário 13 de Maio, o deputado voltou a criticar a mudança que limita a idade para o ingresso como servidor na Polícia Penal do Ceará. O parlamentar classificou como “absurda” a iniciativa pois, segundo ele, o Supremo Tribunal Federal (STF) garante o ingresso ao serviço publico de pessoas com mais de 30 anos.
“Aí eu pergunto: aqui no Ceará, até hoje, um cidadão com 30 anos tem condições de trabalhar como policial penal, mas a partir a votação da matéria não tem mais. É um retrocesso! Um preconceito do Governo do Estado com o cidadão, e o mais absurdo é imaginar um cidadão que votou no Elmano a pedido da Izolda, que está estudando para o concurso da polícia penal. Ele será impedido de participar se o projeto for aprovado”, assinalou.
O parlamentar enfatizou ainda que a limitação da idade é um “equívoco, sem necessidade e sem fundamentação científica”. Segundo ele, os únicos estados que limitam idades de servidores são São Paulo e Brasília, entretanto, a limitação, conforme o parlamentar, é de 45 anos.
LV/CG
Veja também

Políticas públicas e segurança pública são discutidas durante a ordem do dia
Autor: Giovanna Munhoz, Narla Lopes, Gleydson Silva, Luciana Meneses, Lincoln Vieira
Deputados debatem investimentos no agronegócio, segurança e outros temas na ordem do dia
Autor: Giovanna Munhoz / Gleydson Silva / Narla Lopes / Lincoln Vieira / Luciana Meneses