Assembleia recebe alunos das escolas Adauto Bezerra e Antônio Sales
Por Luciana Meneses/Lincoln Vieira30/08/2023 17:25 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Ceará recebeu, na manhã desta quarta-feira (30/08), 35 alunos do 1° e 2° ano da Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra, localizada no bairro de Fátima, em Fortaleza. A visita faz parte do projeto O Parlamento e Sua História, coordenado pelo Memorial da Assembleia Legislativa do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce).
Os alunos foram recebidos no Plenário 13 de Maio pelo deputado Missias Dias (PT), que explicou as atribuições do Poder Legislativo e ressaltou a importância da educação para a construção de uma sociedade mais justa.
“Aqui estão 46 deputados trabalhando diariamente em prol do povo cearense, por meio do debate de demandas da população, elaboração e discussão de leis, fiscalização do Poder Executivo, entre outras atividades. E o que digo a vocês é que busquem sempre agregar conhecimento, por meio da educação, da qualificação. Esse é o principal caminho para a realização dos nossos sonhos”, incentivou.
Alunos da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Antônio Sales visitam a Alece - Foto; Paulo Rocha
No período da tarde, 40 alunos do 1º e 2º ano da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Antônio Sales (EEMTI), do bairro parque Araxá, participaram do projeto na Assembleia Legislativa. Os estudantes conheceram a Biblioteca César Cals, o Comitê de Imprensa, o Plenário 13 de Maio e Memorial Pontes Neto e conversaram com o deputado Danniel Oliveira (MDB).
O parlamentar ressaltou a função do Parlamento, lembrando que o Poder Legislativo tem como uma de suas atribuições discutir e fiscalizar ações do Governo. “A Assembleia, além de fazer as leis, fiscaliza as ações do governo. Somos nós que avaliamos, a cada ano, as contas do governador. O Parlamento conta com 46 deputados estaduais, e temos o presidente como o chefe maior da Casa, o primeiro vice-presidente, o segundo vice-presidente e eu sou o primeiro-secretário, que é como se fosse um administrador da Casa”, explicou.
A estudante Maria Thalicia, do 1º ano, elogiou a recepção dos servidores do Memorial Pontes Neto e a visita à Biblioteca César Cals. O aluno Leonardo Ferreira concordou com a colega sobre a atenção dispensada pelos servidores do Memorial e destacou o acervo da Biblioteca César Cals, pela quantidade de livros colocados à disposição da sociedade.
O professor de Língua Portuguesa Carlos Eduardo Braga frisou que a visita foi uma oportunidade para fortalecer o conhecimento dos estudantes sobre cidadania. De acordo com ele, conhecer as dependências do Poder Legislativo é uma aula diferenciada. “Acho um projeto diferenciado, em que a Assembleia possibilita aos alunos das escolas do estado e particulares a conhecerem esse local que é voltado ao povo”, avaliou.
Na ocasião, os estudantes conheceram ainda o Complexo de Comissões Técnicas da Casa, o Espaço do Povo, a rádio FM Assembleia, o Malce e assistiram a uma palestra sobre a história política do Ceará e do Brasil. Os alunos foram acompanhados pela equipe do Memorial: Socorro Medeiros, Ivana Abreu, Germana Pontes, Rubens Rocha e Carlos Pontes. E à tarde: lea Menezes, Marcela Loiola, Edna Camarco, Edna Pontes, Ligia Farias, Eveline Freitas, Rodolfo Farias, Sávio Batista e Nicole Guedes.
O Parlamento e Sua História recebe estudantes de terça a quinta-feira, no período da manhã e tarde. Para se inscrever no programa, as instituições públicas ou privadas devem agendar visita pelos telefones (85) 3277.3700 e (85) 3277.3707.
Edição: Adriana Thomasi/Clara Guimarães
Veja também

Lideranças criticam os impactos da EC nº 103 na previdência dos trabalhadores municiais
Autor: Guilherme de Andrade
Dia Nacional da Caatinga é tema do Questão de Ordem desta sexta
Autor: Juliana Melo / com Assessoria