Identidade Cultural apresenta músicos cearenses, suas histórias e influências
Por Lincoln Vieira/com Assessoria01/09/2023 15:09 | Atualizado há 1 mês
Compartilhe esta notícia:

O programa Identidade Cultural, da TV Assembleia (canal 31.1 e 7.3 digital), destaca, neste sábado (02/09), às 21h, nomes importantes da música cearense: o produtor musical Cláudio Mendes, os duos Leve Passos, e Val e o Paraíso, a compositora Mallu Viturino e a banda Psicodelia Nordestina. Os artistas abordam temas ligados à música e relembram suas histórias e influências.
Cláudio Mendes é produtor musical, compositor e arranjador com mais de 20 anos de carreira no mercado fonográfico. Ele trabalhou com músicos importantes, como Gabriel O Pensador, Ednardo, Mateus Fazeno Rock, Camila Marieta, entre outros. Cláudio também integrou a equipe de produção de festivais como Lollapalooza, o August Blue Festival, na Estônia e Sfinks Festival, na Bélgica. Ele ainda foi premiado como melhor produtor musical do ano em 2013.
No segundo bloco, por sua vez, participam os duetos Leve Passos, e Val e o Paraíso. O Leve Passos foi formado pelos músicos Felipe Couto e Ayla Lemos em 2019 para compor canções inspiradas na música brasileira e alternativa acolhendo elementos da música eletrônica. A mescla dos gêneros permitem a criação de sonoridades únicas que serão apresentadas no programa.
Já o duo Val e o Paraíso é formado pelos músicos Hierro e Nicoly Mota, que se uniram em 2020 durante a pandemia de Covid-19. Suas composições abordam as desilusões do amor e ainda apresentam músicas embaladas em ritmos dançantes inspirados nos gêneros musicais latino-americanos, como a cumbia, o brega, o bolero, junto à música eletrônica e ao pop atual. Atualmente trabalham no lançamento do seu primeiro EP, com previsão de lançamento para o fim de 2023.
No último bloco, o Identidade Cultural bate um papo com a compositora Mallu Viturino e a banda Psicodelia Nordestina. Mallu Viturino se destaca ao compartilhar sentimentos, criticidade e seus medos por meio de suas canções. A artista tem como traço a união de gêneros musicais e o apego às raízes regionais para levar a vivência preta, periférica e candomblecista em outros espaços.
E participa ainda a banda Psicodelia Nordestina. O grupo trabalha com pesquisas sobre musicalidade e literatura nordestina, acolhendo em suas composições referências da psicodelia sessentista e atual. O grupo, que mostra de uma forma ímpar a criatividade de fazer música e poesia, surgiu em 2022, como resultado de experimentos do laboratório de pesquisa do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), que, na ocasião, promoveu pesquisas de campo no território do Grande Bom Jardim. As composições criadas pelo grupo possuem referências que vão do Pessoal do Ceará, Massafeira Livre, Elomar, Manguebeat até a Psicodelia 60s e Neo Soul.
O programa Identidade Cultural tem apresentação de Virna Cavalcante, reportagem de Arituza Timbó, produção de Celina Diógenes, edição de Daniel Osterne e coordenação de Luciano Augusto. As imagens são de J. Amaro. O Identidade Cultural vai ao ar às 21h, com reprise aos domingos no mesmo horário. Após a exibição, a edição estará disponível também no YouTube da TV Assembleia.
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Iluminação especial do Plenário 13 de Maio dá início à campanha Agosto Lilás na Alece
Autor: Juliana Melo
Violação da honra é tema do programa Um Lugar de Fala desta segunda
Autor: Wanessa Tavares