Reitor do IFCE apresenta as conquistas da instituição no Questão de Ordem
Por Waldyh Ramos08/09/2023 13:00 | Atualizado há 1 mês
Compartilhe esta notícia:

O programa Questão de Ordem, da TV Assembleia (canal 31.1), entrevista, nesta sexta-feira (08/09), o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Wally Menezes, sobre os projetos e as conquistas do instituto.
O IFCE foi criado no dia 29 de dezembro de 2008, com a integração do Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará com as Escolas Agrotécnicas Federais de Crato e de Iguatu.
Vinculado ao Ministério da Educação (MEC), o IFCE é uma autarquia de natureza jurídica, detentora de autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar.
O Instituto Federal de Educação possui 33 campus no Estado. Na capital, está localizada a sede do Campus Fortaleza, o Polo de Inovação e a Reitoria. Os demais campi ficam nas cidades de Acaraú, Acopiara, Aracati, Baturité, Boa Viagem, Camocim, Canindé, Caucaia, Cedro, Crateús, Crato, Guaramiranga, Horizonte, Iguatu, Itapipoca, Jaguaribe, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Morada Nova, Paracuru, Pecém, Quixadá, Sobral, Tabuleiro do Norte, Tauá, Tianguá, Ubajara e Umirim.
O IFCE é a 1ª instituição pública que mais registra programas de computador no Brasil, segundo o ranking do Instituto Nacional da Propriedade Indústria (INPI 2021), além de ser a 1ª instituição pública que mais registra programas de computador no Brasil, segundo o ranking INPI 2021.
O IFCE saltou de 31 para 58 depósitos de registros de programas de computador, de acordo com os últimos dados estatísticos divulgados pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O levantamento abrange o período de 2020 a 2021.
Atualmente o IFCE ocupa o 3º lugar no ranking nacional, sendo a primeira entre as instituições públicas. Está atrás da líder Dimensa S.A., com 128 depósitos, e da Fundação CPQD - Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, com 91, e à frente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com 46.
ENTREVISTADO
Wally Menezes possui licenciatura, bacharelado, mestrado e doutorado em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É professor do Doutorado em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN), professor do Departamento de Telemática e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Telecomunicações (PPGET), todos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). É pesquisador do Laboratório de Fotônica e Eletromagnetismo Aplicado/IFCE e colaborador do Laboratório de Telecomunicações e Ciência e Engenharia de Materiais (LOCEM/UFC).
Ele também preside o Conselho de Reitores das Universidades Cearenses (CRUC). Tem experiência na área de Física Aplicada a Telecomunicações, Educação, Eletromagnetismo, Áreas Clássicas da Fenomenologia e suas Aplicações, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de telecomunicações, grafeno, internet das coisas (IoT), big data, fotônica, redes sensores, comunicação óptica, telesaúde e smart city. É membro titular da Academia Cearense de Matemática (ACM).
Com apresentação do jornalista Renato Abreu e a produção de Helenir Medeiros, o programa Questão de Ordem vai ao ar de terça a sexta-feira, às 19h30. A reprise acontece às 7h do dia seguinte. O programa também é transmitido pela FM Assembleia (96,7 MHz), de terça a sexta-feira, às 22h.
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Iluminação especial do Plenário 13 de Maio dá início à campanha Agosto Lilás na Alece
Autor: Juliana Melo
Violação da honra é tema do programa Um Lugar de Fala desta segunda
Autor: Wanessa Tavares