Programa Nacional de Imunizações é tema do Questão de Ordem desta sexta-feira
Por Wanessa Tavares22/09/2023 15:56 | Atualizado há 3 semanas
Compartilhe esta notícia:

O programa Questão de Ordem, da TV Assembleia (canal 31.1), recebe, nesta sexta-feira (22/09), às 19h30, o doutor em Bioquímica Edson Holanda Teixeira, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC). O convidado vai falar sobre os 50 anos do Programa Nacional de Imunizações (PNI), em 18 de setembro deste ano.
O PNI celebra seu cinquentenário em meio a desafios, uma vez que o Brasil não atinge a meta de vacinação preconizada pelo Ministério da Saúde, que varia de 90% a 95%, há quatro anos. Controlar os casos de sarampo, tuberculose, tétano e poliomielite e reduzir as mortes de crianças no País foi o principal motivo para a criação, em 1973, do PNI.
Segundo dados do Jornal O Globo, de setembro de 2022, em 1940, a mortalidade de brasileiros de até cinco anos chegou a ser de 212 a cada mil. Dez anos após a criação do PNI, a mortalidade infantil já era 50% menor. Nestas cinco décadas de atuação, o programa acumula feitos como a erradicação da varíola humana, rubéola e poliomielite, mas vem enfrentando desafios com a ascensão de movimentos antivacina.
O êxito do PNI é reconhecido internacionalmente, tendo levado especialistas do País a serem convidados para contribuir em campanhas de vacinação em outros países. Após sua fundação, a expectativa de vida no Brasil saltou de 57 anos, em 1970, para 76, em 2019.
Os anos de trabalho do programa reduziram a taxa de morte de crianças para 14 a cada mil em 2019. Nos últimos anos, contudo, a adesão às vacinas previstas no PNI despencou. O país não atinge a meta de vacinação preconizada pelo Ministério da Saúde, que varia de 90% a 95%, há quatro anos. A baixa vai desde a campanha anual contra a influenza (o vírus da gripe), que não alcançou 70% do público-alvo neste ano, até doenças que ameaçam retornar ao Brasil, como a própria pólio.
ENTREVISTADO
Edson Holanda Teixeira é graduado em Odontologia pela UFC, com especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde, tem mestrado e doutorado em Bioquímica pela UFC e pós-doutorado em Glicoimunologia pela Universidade Nova de Lisboa.
Também atua como professor titular do Departamento de Patologia e Medicina Legal da Faculdade de Medicina (Setor Imunologia), da UFC e membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC). É coordenador do Laboratório Integrado de Biomoléculas (LIBS/UFC) e coordenador do Projeto de Extensão Imunoensina (Difusão Científica).
Tem experiência na área de Bioquímica e Imunologia Básica e experiência em Gestão de Sistemas e Serviços Públicos de Saúde, trabalhando na área de difusão científica em redes sociais/imprensa.
O programa Questão de Ordem tem apresentação do jornalista Renato Abreu e produção de Helenir Medeiros. Vai ao ar de terça a sexta-feira, às 19h30. A reprise acontece às 7h do dia seguinte. O programa também é transmitido pela rádio FM Assembleia (96,7 MHz), de terça a sexta-feira, às 22h.
A transmissão da TV pode ser vista: Fortaleza: canais 31.1 e 7.3 (digital); TV por assinatura: NET/Claro (canal 11); Multiplay (canal 30) e Brisanet (canal 148). Em Sobral: canal 31.1; em Juazeiro do Norte: canal 7.3. O programa também é exibido no YouTube da TV Assembleia.
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Alece homenageia grandes nomes do Direito com Medalha Paulo Bonavides
Autor: ALECE
CCJR e CCTES apresentam balanço das atividades do primeiro semestre
Autor: Juliana Melo