Notícias

Importância do Setembro Amarelo é destacada em solenidade na Alece

Por Ariadne Sousa
29/09/2023 16:52 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Máximo Moura

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) promoveu, na tarde desta sexta-feira (29/09), no Plenário 13 de Maio, sessão solene em alusão à campanha Setembro Amarelo, que promove ações de prevenção ao suicídio. A cerimônia é fruto de requerimento de autoria do presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PDT), e da segunda-secretária da Mesa Diretora, Juliana Lucena. 

Durante o encontro, a parlamentar ressaltou que as iniciativas de sensibilização e conscientização, empreendidas durante todo o mês, fazem parte de um esforço para dar visibilidade ao tema, que muitas vezes é negligenciado pela sociedade. 

A deputada lembrou ainda que os problemas psíquicos podem atingir qualquer pessoa e que, de acordo com a realidade de cada indivíduo, os impactos gerados vão ser diferentes. “Quando falamos em saúde mental, é preciso considerar os determinantes sociais que atravessam o tema, como o acesso à educação, moradia, alimentação, trabalho, transporte, cultura, entre outras”, comentou. 

Representando o governador do Ceará, Elmano de Freitas, a secretária dos Direitos Humanos, Socorro França, destacou que toda a sociedade deve assumir a responsabilidade e exercer de forma contínua reflexões acerca das problemáticas relacionadas à saúde mental. “Que cada um de nós tenhamos o sentimento da empatia e a responsabilização por um Brasil mais empático, mais humano e mais solidário”, declarou a gestora. 

HOMENAGEADOS

Representando os homenageados, a psicóloga clínica e orientadora da Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas, Rejane Sales Oliveira, avalia que o combate e a prevenção ao suicídio estão diretamente ligados à necessidade de quebrar os preconceitos que ainda existem com relação ao cuidado com a saúde mental. “É uma parte essencial do bem-estar humano e deve ser encarada com a seriedade que merece, vistos os grandes estigmas que levanta, sobretudo o do medo e do preconceito”, afirmou. 

Rejane Sales, psicóloga clínica e orientadora da Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas, falou em nome dos homenageados / Foto: Máximo Moura

De acordo com a profissional, a atual realidade social impõe aos indivíduos desafios invisíveis e batalhas silenciosas, e, nesse contexto, problemas como a depressão e a ansiedade podem acometer pessoas de qualquer idade, gênero ou classe social. Sobre a campanha, Rejane Sales comenta que a “cor amarela simboliza a luta e a esperança, é uma lembrança de que, mesmo nos momentos mais difíceis, há sempre uma chance para encontrar um caminho para a luz e dizer sim para a vida”. 

Na ocasião, a primeira-dama da Alece, presidente do Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC) e líder do Comitê de Responsabilidade Social (CRS), Cristiane Sales Leitão, também foi homenageada, assim como três profissionais da Casa: Valéria Maria Barreto Paiva, psiquiatra da célula de clínica médica do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS); Maria da Conceição Guerra Martins, orientadora da Célula de Psicologia, e Natércia Marina Rios Bezerra Bruno, psicóloga do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP). 

Além desses, receberam certificados os psicólogos clínicos Djalma Felipe de Sousa e Ulisses José Marques Maciel; a técnica de enfermagem Sônia Maria Lima; a psicopedagoga Francisca Sandra Bessa Pinheiro; o professor Lindon Johnson Gutemberg Chaves de Azevedo e o odontólogo e professor universitário Deolino Júnior Ibiapina. 

 Foto: Máximo Moura

A mesa da cerimônia contou ainda com a participação do diretor do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Alece e presidente da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Ceará (Assalce), Luiz Edson, e do assessor especial de Assuntos Municipais do Ceará, Artur Bruno. 

 

Edição: Lusiana Freire

Veja também