Notícias

Biografia apresenta a trajetória musical de Edu Lobo

Por Narla Lopes
20/10/2023 10:45 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

O programa Biografia, da rádio FM Assembleia (96,7MHz), destaca, nesta sexta-feira (20/10), a partir das 20h, a trajetória do cantor, compositor, multi-instrumentista e arranjador carioca Edu Lobo. Ele se destacou na cena musical brasileira ao vencer os principais festivais da década de 1960, com canções como “Arrastão” e “Ponteio”.

Além de cantar, Edu Lobo também compôs trilhas musicais para o teatro, balé, cinema e TV. Sua obra conta com parcerias de peso, como Chico Buarque, Vinícius de Moraes, Capinam, Ruy Guerra, Cacaso e Tom Jobim.

Edu Lobo entrou na cena musical em 1962, por um golpe de sorte. Aos 19 anos, o então estudante de Direito na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), foi convidado para uma festa em Petrópolis (RJ) chamada Vinho e Sala, um tipo de encontro frequente que juntava pessoas apaixonadas pela música brasileira. 

Enquanto o violão passava de mão em mão, Vinicius de Moraes perguntou para Edu: “Por acaso você tem um sambinha sem letra?”. O novato respondeu que sim e tocou uma música para o poetinha. Vinicius, então, disse: “Você se incomoda se eu fizer a letra agora?” E assim nasceu “Só me fez bem”, primeira parceria de Edu Lobo com Vinicius de Moraes, fato que mudou o destino do rapaz tímido e talentoso.

Um dos maiores nomes da música brasileira, o carioca, filho do também músico Fernando Lobo, tornou-se mundialmente conhecido por suas composições e arranjos refinados de MPB, bossa nova e jazz.

Enquanto menino e adolescente, passava as férias na casa dos tios, em Pernambuco. O contato com o frevo, maracatu, pregões de vendedores de frutas, ciranda, o carnaval de rua e o acesso às festas populares tornaram-se referências importantes para o repertório cultural que inspirou as canções que Edu comporia mais tarde. A princípio, ele se interessou pelo acordeom, mas, cansado de carregar o instrumento pesado, resolveu adotar o violão como companheiro.

O ano de 2023 representa um marco na vida do artista, que celebra duas datas importantes: 80 anos de vida, comemorados no dia 29 de agosto, e 60 anos dedicados à música. 

Hoje o programa traz uma seleção de sucessos do artista, como: “Ponteio”, “Canção do Amanhecer”, “Beatriz”, “Viola Fora de Moda”, “Candeia”, “Valsa Brasileira”, “Zanzibar”, “Vento Bravo”, “Cirandeiro”, “E Pra Dizer Adeus”, “Borandá”, “Requiem Para Um Amor”, “Luíza”, “Chovendo na Roseira”, “O Trenzinho do Caipira”, “Arrastão” e “Upa Neguinho”.

Produzido e apresentado por Sonja Andrade, Biografia homenageia grandes nomes da música popular brasileira. O programa vai ao ar na FM Assembleia (96,7MHz) todas as sextas-feiras, a partir das 20h.

 

Edição: Adriana Thomasi

Veja também