Sessão solene na Alece celebra Dia do Agricultor e a importância da profissão
Por Gleydson Silva20/10/2023 12:43 | Atualizado há 1 mês
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Ceará celebrou, na manhã desta sexta-feira (20/10), em sessão solene, o Dia do Agricultor e reforçou a importância dessa profissão. A solenidade atendeu a requerimento do deputado Felipe Mota (União), com subscrição dos deputados Juliana Lucena (PT), De Assis Diniz (PT), Marta Gonçalves (PL), Sargento Reginauro (União) e Carmelo Neto (PL).
O deputado Felipe Mota afirmou que o agronegócio pode contar com seu trabalho e reiterou seu compromisso com o fortalecimento do setor, com qualificação e desenvolvimento de tecnologias para que a agricultura no Estado amplie suas atividades, garantindo emprego e renda para os cearenses.
%20.jpg)
Deputado Felipe Mota, autor do requerimento para homenagem - Foto: Junior Pio
O parlamentar solicitou ainda a participação de todos que trabalham no campo na elaboração de ações para aperfeiçoar a atividade rural. “Tragam os problemas, vamos pensar em como melhorar e buscar políticas que melhorem as condições de trabalho nas mais diversas culturas cultivadas no nosso Ceará”, disse.
Felipe Mota falou ainda de sua relação com a agricultura e a vivência com o setor desde criança e salientou a contribuição dos homenageados para o fortalecimento da agricultura cearense.
Para o deputado De Assis Diniz, o desejo comum de todos que fazem a agricultura no Ceará é de ver o setor forte e inovador. A diversidade das culturas produzidas no campo, conforme o deputado, é ampla e pode crescer ainda mais, gerando crescimento dos produtores e do Estado.
O parlamentar afirmou ainda que é um erro acreditar que a agricultura é apenas uma transferência de renda, pois essa é uma atividade que é a base de uma estrutura econômica. O setor, no entanto, tem necessidade do aporte de políticas de estado diferentes, garantindo o uso de ciência, da tecnologia e inovação. “Não é razoável que cheguemos à tecnologia 4.0 e a gente tenha na agricultura 0.4, com a enxada jogando terra para cima dos pés. Precisamos dizer ainda que, nesta Casa, não há barreira que separe o agro da agricultura familiar. Queremos trabalhar uma visão que agregue, desenvolva e potencialize o setor”, pontuou.
Já o deputado Osmar Baquit (PDT), que também esteve presente na solenidade, salientou a importância da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec) com os produtores do campo. “Todos precisam estar unidos, para estar fortalecendo o setor”, ponderou.
O presidente da Faec, Amilcar Silveira, destacou o trabalho realizado em escolas infantis, com amparo do setor agropecuário. No Ceará, com o apoio da federação, há quatro escolas, mas, diante do sucesso do modelo de ensino, o número deve aumentar. “Decidimos fazer 20 escolas este ano. Mas é pouco. Ao ano de 2025 fica o compromisso dos produtores deste Estado de levar 100 escolas no Ceará. Uma escola para formar cidadãos nas áreas rurais”, anunciou.
O presidente do Sindicato da Indústria de Lacticínios e Produtos Derivados do Estado do Ceará (Sindilaticínios), José Antunes Fonseca da Mota, enalteceu o papel de diversas instituições, como a Faec, Sebrae, Sesc, Sesi e Senac, na qualificação dos trabalhadores do campo, e salientou a necessidade de possibilitar o acesso à tecnologia para os pequenos produtores.
O secretário executivo da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Marcos Jacinto – representando o Governo do Estado –, destacou que a agricultura é um setor importante para o desenvolvimento do Ceará e apontou as políticas públicas voltadas para esse setor, em andamento e que ainda devem ser iniciadas. “A agricultura cumpre um papel fundamental e precisa de fato ter investimentos para que ela siga com altivez, com muita fortaleza, garantindo acesso a alimentos saudáveis, ao trabalho, renda e bens naturais do nosso Estado”, avaliou.
%20.jpg)
Engenheiro Fábio Régis de Albuquerque falou em nome dos homenageados
O engenheiro agrônomo Fábio Régis de Albuquerque, representando os homenageados, chamou a atenção para a necessidade de qualificação da sociedade, desde a educação infantil, no que trata a agricultura, e destacou iniciativas como um projeto de educação na primeira infância, que acontece em Russas, Ubajara, Viçosa do Ceará e Quixadá. E o professor da Universidade Federal do Ceará Guilherme Irffi reforçou a importância da agricultura familiar na educação infantil, seja pela garantia dos alimentos ou na construção de valores.
Na solenidade, foram homenageados Fábio Régis de Albuquerque, José Amílcar de Araújo, José Antunes Fonseca da Mota, Antônio Martins da Silva, Maria José Barbosa, Karla Gerlânia Pereira, Carlos Sebastião Andriani, José Honorato de Lima, José Ramos Torres de Melo Filho, Cristiane Filomena Alaite Martinazzo, Rickardo Leo Ramos Gomes e Guilherme Irffi.
Além dos homenageados, estiveram presentes na sessão solene o deputado Queiroz Filho (PDT); a vice-presidente regional da Faec, Candice Rangel; o diretor superintendente do Sebrae, Joaquim Cartaxo; prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários de municípios cearenses, além de representantes de órgãos, associações e sindicatos rurais e trabalhadores do campo.
Edição: Adriana Thomasi
Veja também

Iluminação especial do Plenário 13 de Maio dá início à campanha Agosto Lilás na Alece
Autor: Juliana Melo
Violação da honra é tema do programa Um Lugar de Fala desta segunda
Autor: Wanessa Tavares