Notícias

Prevenção e tratamento do câncer são temas do Questão de Ordem

Por ALECE
31/10/2023 16:56 | Atualizado há 2 meses

Compartilhe esta notícia:

O médico oncologista clínico, Leonardo Pontes, e o jornalista Renato Abreu

O programa Questão de Ordem, da TV Assembleia (canal 31.1), recebe, nesta terça-feira (31/10), o médico oncologista clínico Leonardo Pontes. O convidado vai falar sobre as estatísticas e previsão do câncer no Brasil, a prevenção e os tipos de tratamentos (cirurgia oncológica, quimioterapia, radioterapia e imunoterapia) para a doença.

De acordo com os dados da publicação “Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil”, lançada pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), são esperados 704.000 mil novos casos de câncer no Brasil para cada ano do triênio 2023/2025, com destaque para as regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência.

Ao todo, foram estimadas as ocorrências para 21 tipos de câncer mais incidentes no País, dois a mais do que na publicação anterior, com a inclusão dos de pâncreas e de fígado. Esses cânceres foram incluídos por serem problema de saúde pública em regiões brasileiras e também com base nas estimativas mundiais.

O câncer de fígado aparece entre os 10 mais incidentes na região Norte, estando relacionado a infecções hepáticas e doenças hepáticas crônicas. Já o câncer de pâncreas está entre os 10 mais incidentes na região Sul, sendo seus principais fatores de risco a obesidade e o tabagismo.

O tumor maligno mais incidente no Brasil é o de pele não melanoma (31,3% do total de casos), seguido pelos de mama feminina (10,5%), próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%).

Em homens, o câncer de próstata é predominante em todas as regiões, totalizando 72 mil novos casos estimados a cada ano do próximo triênio, atrás apenas do câncer de pele não melanoma, enquanto, nas mulheres, o câncer de mama é o mais incidente (depois do de pele não melanoma), com 74 mil casos novos previstos por ano até 2025.


ENTREVISTADO

Leonardo Pontes é formado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC), tem residência médica em Cancerologia Clínica no INCA e na UFC. Também tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cancerologia, atuando principalmente nos seguintes temas: quimioterapia, relato de caso, câncer de mama, pentoxifilina e células. Atualmente é oncologista clínico do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), do Centro Regional Integrado de Oncologia (CRIO) e da Pronutrir. 

Com produção de Helenir Medeiros e apresentação do jornalista Renato Abreu, o programa Questão de Ordem vai ao ar de terça a sexta-feira, às 19h30. A reprise acontece às 7h do dia seguinte. O Questão de Ordem também é transmitido pela rádio FM Assembleia (96,7 MHz), de terça a sexta-feira, às 22h.  

 

Wanessa Tavares/ com Assessoria

Veja também