Notícias

Grandes Debates aborda as potencialidades do rio Jaguaribe

Por Ariadne Sousa
31/10/2023 21:30 | Atualizado há 2 meses

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Máximo Moura

O programa “Grandes Debates – Parlamento Protagonista” exibido nesta terça-feira (31/10), pela TV Assembleia (canal 31.1) e rádio FM Assembleia (96,7 MHz), discutiu os desafios para o desenvolvimento sustentável do rio Jaguaribe, o maior do Ceará, com 630 km de extensão. 

Para debater a temática, a atração apresentada pelo jornalista Rui Lima recebeu o deputado Stuart Castro (Avante), presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece); o mestre em Gestão dos Recursos Hídricos pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e servidor da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) Hermilson Freitas e o vereador do município de Palhano Isaac Moura. 

Na avaliação dos convidados, apesar da sua importância, inclusive para o abastecimento hídrico de Fortaleza e Região Metropolitana, por meio do açude Castanhão, o rio sofre constantemente com degradação, poluição, assoreamento e conflitos pelo uso dos seus recursos. 

Hemilson Freitas explicou que o Jaguaribe é caracterizado como intermitente, ou seja, flui por completo em determinados períodos e em outros tem o seu fluxo interrompido. Por ter essa propriedade, a saúde do rio e as suas transferências hídricas ficam subordinados aos períodos de chuva na região. 

O deputado Stuart Castro entende que é preciso desenvolver um projeto intersetorial para a preservação do Jaguaribe. “Devemos fazer um trabalho em todo o percurso do rio, de forma sucessiva e não agressiva, para que a gente proporcione meios para que ele flua completamente pelo maior tempo possível”, defendeu. 

Além disso, o parlamentar aponta para a necessidade de criação de políticas voltadas à população que depende desse recurso natural para a sua subsistência, seja por meio do turismo, da pesca, da carcinicultura, da agricultura ou outras atividades econômicas. Nesse sentido, ele destaca que podem ser promovidas capacitações e seminários de conscientização, de forma acessível, próxima aos territórios e com linguagem adequada; assim como a possibilidade de uma assistência para os períodos de seca. 

Com relação ao apoio aos trabalhadores e produtores locais, Hermilson Freitas conta que a Cogerh está realizando o cadastramento para conhecer a realidade desses usuários e a partir disso poder elaborar ou subsidiar outros órgãos no desenvolvimento de ações que possam beneficiar essa parcela da população. 

Já sobre a administração dos recursos hídricos, Hermilson Freitas esclarece que a companhia gerencia os aportes de água ao longo dos anos, adequando as vazões ao volume de armazenamento e às previsões de quadras chuvosas. Ele lembra ainda que o Castanhão passou por situações críticas na última década, chegando a operar com apenas 5,5% da sua capacidade em 2017. 

O vereador Isaac Moura acredita que as resoluções dos problemas passam pela criação de um pacto entre os diferentes entes públicos em prol de um desenvolvimento sustentável, conciliando as limitações hídricas e as demandas das comunidades. Ele afirma ainda que a transposição do rio São Francisco é uma oportunidade de melhoria e de diminuição dos cenários de escassez. 

 

OS CONVIDADOS 

O deputado estadual Stuart Castro (Avante) cursou Engenharia Civil e possui especialização em Limpeza Urbana. Seu mandato tem como bandeiras o desenvolvimento do agronegócio e o turismo sustentável como fonte de emprego e renda para o Ceará, principalmente para o Maciço de Baturité. 

Isaac Moura está em seu terceiro mandato como vereador de Palhano. Já foi secretário de Cultura, Esportes, Juventude e Turismo do município, além disso é engenheiro civil, com graduação pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UEVA), e é um defensor do rio Jaguaribe. 

Hermilson Freitas possui especialização em Gestão dos Recursos Hídricos pelo Centro de Ensino Tecnológico do Ceará (Centec) e é mestre em Gestão dos Recursos Hídricos pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente desempenha a função de gerente regional da Cogerh de Limoeiro do Norte, dedicando-se nas ações voltadas à gestão dos recursos hídricos - operação e monitoramento dos mananciais superficiais e subterrâneos - inseridos nas regiões hidrográficas do Médio e Baixo Jaguaribe. 

 

Edição: Lusiana Freire

Veja também