Sons dos Festivais apresenta os principais nomes dos festivais da TV Record Anos 60
Por ALECE08/11/2023 10:34 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:

O programa Sons dos Festivais, da rádio FM Assembleia (96,7MHz) desta quarta-feira (08/11), às 20h, apresenta canções e interpretações dos principais compositores e cantores dos Festivais da TV Record, nos anos de 1960, em São Paulo. As disputas ocorreram durante quatro anos (1966-1969), em seis eventos concorridíssimos.
Os festivais da Record popularizaram e consolidaram nomes, como Caetano Veloso, Chico Buarque, Edu Lobo, Geraldo Vandré, Elis Regina, Nara Leão, Jair Rodrigues, entre outros. Mudaram a MPB e possuíam um apelo similar a uma final de Copa do Mundo, tamanha a mobilização da população. O público, literalmente, vestia a camisa de seu cantor ou música preferida, comportando-se como um verdadeiro torcedor. A música brasileira da década de 1960, contempla quatro gêneros: Jovem Guarda, Bossa Nova, Tropicália e MPB.
Na edição de 1966 do Festival da Música Popular Brasileira, meses de setembro e outubro no Teatro Record, Prêmio Viola de Ouro, foram vencedoras, em primeiro lugar, as composições: “A Banda”, de Chico Buarque, cantada por Chico e Nara Leão, e “Disparada”, de Geraldo Vandré e Theo de Barros, defendida por Jair Rodrigues, Trio Maraiá e Trio Novo.
Em outubro de 1967, no Teatro Paramount, ocorreu o III Festival de Música Popular Brasileira, realização TV Record, a versão mais famosa de todas. O evento revelou vários novos compositores e intérpretes que acabaram escrevendo um relevante capítulo da história da música brasileira, como Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Elis Regina.
Venceram o III Festival de Música Popular Brasileira, Prêmio Sabiá de Ouro, as composições: 1º lugar - “Ponteio”, de Edu Lobo e Capinam, intérpretes Edu Lobo, Marília Medalha e Quarteto Novo; 2º Lugar - “Domingo no Parque”, de Gilberto Gil, intérpretes Gilberto Gil e Os Mutantes. Caetano Veloso conquistou a quarta colocação com “Alegria Alegria”, canção tropicalista cuja letra foi assunto nos exames do Enem de 2020 e 2023.
Na edição do ano seguinte, 1968, ganharam o IV Festival da Música Popular Brasileira, realizado em novembro e dezembro, no Teatro Record: 1º lugar (pelo Júri Especial) e 5º lugar (pelo Júri Popular) - “São, São Paulo Meu Amor”, de Tom Zé, intérprete Tom Zé; 1º lugar (pelo Júri Popular) - a música “Benvinda”, autoria de Chico Buarque), intérprete Chico Buarque; 2º lugar (pelo Júri Especial) e 2º lugar (na avaliação do Júri Popular) - “Memórias de Marta Saré”, composição de Edu Lobo e Gianfrancesco Guarnieri, intérpretes Edu Lobo e Marília Medalha.
Elis Regina e Os Originais do Samba, com a música “Lapinha”, autoria de Baden Powel e Paulo César Pinheiro, conquistaram o primeiro lugar na Primeira Bienal do Samba, TV Record, dia primeiro de junho de 1968.
Em novembro de 1969, no Teatro Record, venceram o V Festival da Música Popular Brasileira: 1º lugar - composição “Sinal Fechado”, de Paulinho da Viola, intérprete Paulinho da Viola; 2º lugar - “Clarisse”, autoria de Eneida e João Magalhães, intérprete Agnaldo Rayol; 3º lugar - “Comunicação”, autoria de Edson Alencar e Hélio Gonçalves Mateus, intérprete Vanusa, paulista vinda da Jovem Guarda, que também recebeu a indicação de melhor intérprete do festival. Clara Nunes, com a música “Sou Filha do Rei”, autoria de Fernando Lobo e João Mello, foi uma das concorrentes no Festival da TV Record, São Paulo.
Os festivais, praticamente, construíram a Música Popular Brasileira.
Em pauta ainda no programa, composições e interpretações de David Duarte, Paulinho Pedra Azul, Renata Del Pinho, Pedrinho Callado, Zeca Baleiro e Walter Lajes.
A atração divulga também o período de inscrições e informações gerais sobre a realização de novos festivais de música por todo o País.
Com produção de Nazicélia Costa e apresentação de Haroldo Holanda, Sons dos Festivais vai ao ar às quartas-feiras, na rádio FM Assembleia (96,7MHz), às 20h.
Da Redação/com rádio FM Assembleia
Veja também

Sessão solene reconhece importância do trabalho realizado pelo SVO
Autor: Ariadne Sousa
Audiência pública debate viabilidade de programa de renda mínima para fazedores de cultura no Ceará
Autor: Pedro Emmanuel Goes