Notícias

Sessão solene na Alece celebra Dia da Literatura e do Cinema Cearense

Por Juliana Melo
17/11/2023 19:34 | Atualizado há 3 semanas

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Máximo Moura

A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) reuniu, nesta sexta-feira (17/11), representantes da literatura e do cinema do Estado, durante sessão solene no Plenário 13 de Maio. O evento comemorou Dia da Literatura Cearense, criado em alusão à data de nascimento da escritora Rachel de Queiroz, em 17 de novembro, e o Dia do Cinema Cearense, celebrado anualmente no dia 5 de agosto.

A solenidade foi realizada atendendo ao requerimento da deputada Dra. Silvana (PL), subscrito pelos deputados Almir Bié (Progressistas), Sargento Reginauro (União), Firmo Camurça (União.

Dra. Silvana destacou que, desde 2008, a Alece realiza sessão solene em homenagem ao Dia da Literatura Cearense e que a primeira sessão com esse intuito foi iniciativa do ex-deputado Adail Barreto, autor da lei que estabelece a data no calendário oficial do Estado. 

O pioneirismo do Ceará no campo literário e os grandes nomes reconhecidos na literatura cearense também foram lembrados pela deputada, que reforçou a importância da literatura na transmissão do conhecimento para muitas gerações. 

A parlamentar destacou o impacto que o cinema, desde sua criação até os dias atuais, e declarou que "estudiosos do tema afirmam que o homem do século XX jamais teria sido o que foi se não tivesse entrado em contato com a imagem em movimento". Dra. Silvana ressaltou momentos marcantes do cinema no Ceará, a partir de seu início, em 1908, com a inauguração do cinematógrafo “Art-Nouveau”; a criação da Aba Filme; a experiência de Benjamim Abraão, único a filmar Lampião; a passagem do cineasta norte-americano Orson Welles pelo Ceará; e a criação, em 2017, da Academia Cearense de Cinema. "Registro aqui a minha gratidão e o respeito dessa Casa Legislativa a todos vocês", disse a deputada.

Um dos homenageados, o jurista e escritor Valmir Pontes Filho, agradeceu pelo reconhecimento e ressaltou que todos que participam da solenidade são amantes das artes e dedicam-se a esse ofício. "Deus nos deu o dom da palavra e é nosso dever fazer com que os jovens também se apaixonem pelas artes", pontuou.

Também homenageado, o presidente da Academia Cearense de Cinema, Regis Frota, assinalou que o cinema é a junção das artes visuais com a literatura, o teatro e a música. Ele lembrou a enorme influência dessa linguagem sobre as sociedades, sua capacidade de comunicação, e reforçou que o cinema tem a capacidade de desempenhar uma atividade educativa extraordinária.

Durante a sessão solene, foram homenageados o poeta e escritor Antônio Enéas Filho; cineasta Aderbal Simões Nogueira; professor e pesquisador de cinema Evandro Meneses Carneiro; jornalista e escritor Evandro Meneses Carneiro; jornalista e escritor Eliézer Rodrigues;historiador e escritor Francisco Eudes de Sousa; pesquisador de cinema Francisco Santamaria; poeta e escritor, Francisco Araquém de Vasconcelos; médico, documentarista e pesquisador, Glauber Santos Paiva; desembargador e escritor José Cláudio Nogueira; escritor e cineasta Jefferson Peixoto do Carmo; escritor José Jodafá Rebouças; jurista e escritor Laécio Noronha Xavier; jornalista e escritora Leda Maria Feitosa; jornalista e escritor Luis Sérgio Santos; escritor Márlio Fábio Pesoli; escritor Pedro Bezerra de Araújo; poeta e escritor Pedro Paulo Paulinho; jurista e escritor Valmir Pontes Filho; além da Academia Dáulia Bringel de Literatura e Retórica e do Grupo Chocalho de Literatura. 

Também estiveram presentes à sessão solene o representando o Governo do Estado, o coordenador de Educação Profissional da Secretaria de Educação do Estado, Rodolfo Sena da Penha; a presidente da Academia Dáulia Bringel de Literatura, Sofia do Nascimento Negrini; os desembargadores Francisco Gomes de Moura e José Cláudio Nogueira Carneiro; representantes da Associação Logística de Líderes Femininas; Sindicato da Livre Iniciativa do Estado do Ceará; e do Colégio Master.

Edição: Adriana Thomasi

Veja também