Notícias

Programa Biografia relembra trajetória do Trio Irakitan

Por Davi Holanda/com Assessoria
07/01/2024 09:00

Compartilhe esta notícia:

O programa Biografia, da rádio FM Assembleia (96,7MHz), apresenta, na sexta-feira (12/01), a trajetória do Trio Irakitan, grupo musical e vocal formado no Rio Grande do Norte, em 1950, pelos nordestinos Edinho, ao violão; Paulo Gilvan, no afoxé, e Joãozinho, que tocava tantã. O trio iniciou a carreira nas rádios do Norte e Nordeste. No cinema, atuou em comédias musicais e com carreira internacional em toda a América Latina.

Clássicos como "Tão Somente Uma Vez", "Tudo Foi Ilusão", "Pecadora", "Duas Almas", "Desesperadamente", "Aqueles Olhos Verdes", "Eu Vou Ter Sempre Você", "Frenesi", "Quizás, Quizás, Quizás", "Ah, Como Eu Amei", "Negué", "A Barca", "Vereda Tropical", "Os Amantes", "Luzes da Ribalta" e "Perfídia" fazem parte da seleção do programa.

O primeiro nome do grupo foi Trio Muirakitan, escolhido por Luís da Câmara Cascudo, cujo significado em tupi-guarani é “pedra verde", em forma de sapo, muito encontrada nos rios da Amazônia. Como na época já havia um trio com o mesmo nome, Câmara Cascudo resolveu criar um neologismo, rebatizando o grupo de Trio Irakitan, que, segundo Paulo Gilvan, significa “mel verde", ou, numa linguagem poética, "doce esperança".

Por três anos - em 1951, 1952 e 1953 -  eles excursionaram pela América Latina e pelo Caribe, apresentando-se nas Guianas Holandesa e Inglesa, na Ilha de Trinidad, em Caracas, na Venezuela, e em Bogotá, Medellín, Barranquilla e Cartagena, na Colômbia. 

Em 1954, o grupo voltou ao Brasil, fixando residência no Rio de Janeiro, sendo logo contratado para integrar o elenco da rádio Nacional. No mesmo ano, o Trio Irakitan foi contratado pela Odeon e gravou o primeiro disco, com o bolero “Contigo na distância”, de C. P. Luz, com versão de Paulo Gilvan, e o baião “Sina de cangaceiro”, de João da Costa Neto e Paulo Gutemberg, sobrinho de Joãozinho. 

Em seguida, veio o bolero “Sinceridade”, de G. Perez e Ghiaroni, e a toada “Sodade doida”, de Hianto de Almeida e Francisco Anísio. No mesmo ano, o grupo lançou o primeiro LP, “Vozes e ritmos do Trio Irakitan”, pela Odeon, que tinha em uma das faixas a “Valsa de uma cidade”, com o qual o trio ganhou  Disco de Ouro. Foi também a época de lançamento no Brasil do primeiro filme, “Levame en tus brazos”, interpretando as músicas “Banzo” e “O vento”. 

Com produção e apresentação de Sonja Andrade, o programa Biografia vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, na rádio FM Assembleia e no site da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). 

Edição: Adriana Thomasi

Veja também