Notícias

Memorial da Alece retoma visitas guiadas nesta terça-feira

Por Juliana Melo/com Assessoria
19/02/2024 16:19 | Atualizado há 1 mês

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Paulo Rocha

O projeto O Parlamento e Sua História, realizado pelo Memorial Deputado Pontes Neto da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Malce), dá início às visitas guiadas de 2024, a partir desta terça-feira (20/02), recebendo grupos de estudantes interessados em conhecer o funcionamento Casa. 

Serão contempladas nesse retorno da atividade as escolas e universidades que se cadastraram no final de 2023. Ao todo, até 29 de fevereiro, 12 instituições de Fortaleza e de municípios da Região Metropolitana (RMF) serão recebidas na Assembleia Legislativa. Em seguida, serão atendidos os novos grupos inscritos.

Segundo o coordenador do Malce, Paulo Roberto Nunes, a expectativa com o reinício das visitas mediadas é que o número de visitantes de 2024 supere o de 2023. “No ano passado, chegamos a 6.000 visitantes e ainda assim tivemos muitas escolas que não conseguiram uma data disponível”, destaca. Ele informa ainda que, desde sua criação, O Parlamento e Sua História já recebeu mais de 53 mil visitantes.

As atividades do projeto acontecem em diversas dependências da Casa, em especial no Plenário 13 de Maio e na exposição permanente do Malce, além das dependências da rádio FM Assembleia e biblioteca da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace). “O objetivo é que, com essas visitas, aumente a interação da Alece com os jovens estudantes de escolas públicas e privadas”, aposta o coordenador, que ressalta que o público estudantil representa mais de 95% dos participantes. 

NOVIDADES NO MALCE

O coordenador do projeto explica também que, nos próximos meses, o Malce vai implantar algumas mudanças. Os agendamentos, que hoje são feitos por telefone, passarão a ser feitos pelo site do projeto. Também serão feitas pesquisas com os visitantes para avaliação do serviço. “Os professores, responsáveis e alunos receberão um card com um QR Code. Ao acessar, eles responderão perguntas sobre a satisfação em relação à visita mediada, sendo possível, inclusive, comentários”, explica. O QR Code também estará disponível nas salas da exposição permanente.

No primeiro semestre, estão previstas ainda as instalações de três exposições temporárias: sobre a história da Revista Plenário; para lembrar os 60 anos da deflagração da ditadura militar no Brasil; sobre as histórias das constituições federais e estaduais. 

As visitas acontecem às terças, quartas e quintas-feiras, em dois turnos: de manhã, das 8h30 às 11h, e à tarde, das 13h30 às 16h. As agendas de março e abril já estão praticamente fechadas.

Escolas que participam da visita guiada em fevereiro:

20/02  Manhã - EEMTI Profª Adalgiza Barbosa Soares - Conjunto Esperança / Tarde - EEMTI Antônio Bezerra - Antônio Bezerra 

21/02 Manhã - Colégio Estadual Rui Barbosa - Cágado, Maracanaú / Tarde - EEM Ana Bezerra de Sá - Eusébio 

22/02 Manhã - Colégio Tiradentes – Centro / Tarde - EEFM Prof. José Aurélio Camara - Vila União 

27/02 Manhã - Patronato Sagrada Família - Antônio Bezerra/ Tarde - EEEP Angélica Gurgel - Messejana 

28/02 Manhã - EMEIF Aluizio Bernardo de Castro - Camará/Aquiraz / Tarde - EEEP Joaquim Nogueira - Parquelândia 

29/02 Manhã - EEFM Luiza Távora - São João do Tauape / Tarde - EEEP Dona Creusa do Carmo - Monte Castelo 

SOBRE O MEMORIAL 

O Memorial da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Malce) é um órgão vinculado à Mesa Diretora da Casa, responsável pelo desenvolvimento de ações de preservação histórica e cultural do Poder Legislativo. É composto pela Célula de Pesquisa Histórica e pela Célula de Conservação, Restauro e Manutenção.

O Malce conta com uma exposição de longa duração que relata as mudanças ocorridas no Brasil e seus desdobramentos, a partir da chegada da corte portuguesa ao país, em 1808, com ênfase na trajetória do Poder Legislativo cearense, desde a criação dos conselhos provinciais, em 1829, até a atualidade. Dispõe de parte de sua exposição em Braille, além de maquetes táteis para pessoas com deficiência visual, assim como equipamentos que possibilitam o acompanhamento daquelas com deficiência auditiva.

O Memorial conta ainda com uma reserva técnica de cerca de duas mil peças, entre objetos, documentos e fotografias que retratam a história do Ceará.

Funcionamento

As visitas são abertas ao público às terças, quartas e quintas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde, mediante agendamento prévio por meio de ligação telefônica ou por e-mail.

Telefone: (85) 3277-3727 / 3277-3700 / 3277-2877 / 3277-2613

E-mail: memorial@al.ce.gov.br

 

 

Edição: Clara Guimarães

Veja também