Projeto O Parlamento e Sua História recebe estudantes de Fortaleza e Caucaia
Por Lincoln Vieira/Vandecy Dourado14/03/2024 16:37 | Atualizado há 1 mês
Compartilhe esta notícia:

O Memorial da Assembleia Legislativa do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce) recebeu, nesta quinta-feira (14/03), 70 alunos das escolas Alice Moreira de Oliveira, localizada em Sítios Novos, distrito de Caucaia, e Professora Adalgisa Bonfim Soares, no bairro Conjunto Esperança, em Fortaleza. A visita faz parte do projeto O Parlamento e Sua História.
Pela manhã participaram 29 alunos do 2º e 3° ano do ensino médio da Escola Alice Moreira de Oliveira.
A aluna do 2º ano Lívia Mara, de 16 anos, destacou o acervo de livros da Biblioteca César Cals. “Essa é a minha terceira vez na Assembleia, e todas as vezes que eu estive aqui eu fui muito bem recebida. As pessoas são muito atenciosas, explicam muito bem e eu me senti muito aconchegada. Eu pretendo vir novamente à biblioteca junto com a minha mãe para pesquisar os livros maravilhosos”, destacou.
Já o estudante de 17 anos Juan Silva, do 3° ano, ressaltou que a visita contribuiu para aprofundar os conhecimentos sobre a história do Ceará e renovar o interesse pela política. O professor de inglês Jair Cunha, que acompanhou os alunos, reforçou que a visita, além de despertar o interesse na participação política nos estudantes, oferece uma visão mais concreta sobre a atuação do Parlamento.
%20.jpg)
Alunos da Escola Professora Adalgisa Bonfim Soares conhecem projetos e instalações da Alece - Foto: Paulo Rocha
Na parte da tarde, 41 alunos da Escola de Tempo Integral Professora Adalgisa Bonfim Soares, de Fortaleza, também tiveram a experiência de conhecer o local onde o futuro dos cearenses é debatido. O professor Luís Carlos Saldanha, da disciplina de História, ressaltou que a aproximação dos alunos ao ambiente do Parlamento é fundamental na formação do cidadão.
“Além da riqueza histórica, essa visita é importante pela questão de formar um cidadão. Estar aqui quer dizer que não é algo tão distante. Podemos estar próximos daquele político que está nos representando. Aqui realmente é a Casa do Povo”, destacou o docente.
Durante a visita, os jovens conheceram o Plenário 13 de Maio, Complexo de Comissões Técnicas da Casa, o Espaço do Povo, a rádio FM Assembleia, o Malce e assistiram a uma palestra sobre a história política do Ceará e do Brasil.
No período da manhã, o grupo foi acompanhado e orientado sobre o funcionamento da Alece pela equipe do Memorial composta por Socorro Medeiros, Ivana Abreu, Germana Pontes, Rubens Rocha, Nicole Guedes, Thiago Araújo e Carlos Pontes.
A equipe da tarde é composta por Paulo Roberto Nunes, Edna Pontes, Cléa Menezes, Lígia Farias, Edna Camarço, Isadora Nepomuceno, Sávio Batista, Marcela Loiola, Nicole Guedes, Miguel Rodrigues e Rodolfo Matos.
Para se inscrever no programa, as instituições públicas ou privadas devem agendar visita pelos telefones (85) 3277-3700 e (85) 3277-3707.
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Iluminação especial do Plenário 13 de Maio dá início à campanha Agosto Lilás na Alece
Autor: Juliana Melo
Violação da honra é tema do programa Um Lugar de Fala desta segunda
Autor: Wanessa Tavares