Notícias

Deputada Gabriella Aguiar é a convidada do programa Questão de Ordem

Por Juliana Melo/Com Assessoria
21/03/2024 15:45 | Atualizado há 3 semanas

Compartilhe esta notícia:

Deputada Gabriella Aguiar e jornalista Renato Abreu

Nesta quinta-feira (21/03), às 19h30, o programa Questão de Ordem, da TV Assembleia (canal 31.1), dá continuidade à série de entrevistas especiais com mulheres de destaque, homenageadas durante o mês de março.

A convidada desta edição é a deputada estadual Gabriella Aguiar (PSD), que vai debater sobre os desafios femininos na política cearense. A parlamentar vai comentar a trajetória que as mulheres têm percorrido para ocupar espaço na política, apesar dos obstáculos que ainda são impostos. 

Integrante de uma família de políticos, Gabriella Aguiar vê de perto o exemplo de uma mulher que também atua na política: sua mãe, a prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar. Além dela, seu pai é o ex-vice-governador Domingos Filho; seu irmão, Domingos Neto, é deputado federal eleito para o quarto mandato, e seu avô, Domingos Aguiar, foi prefeito de Tauá.

Durante sua participação, Gabriella Aguiar fala ainda sobre violência contra os direitos políticos das mulheres e como a falta de apoio dos partidos políticos, a violência política de gênero, comportamentos conservadores e a ideologia da desigualdade e da discriminação ainda dificultam a participação das mulheres na política. 

A parlamentar fala também sobre sua atuação parlamentar, com total de 82 projetos de lei, propostos para fortalecer políticas femininas. Destes, 24 foram deliberados, cinco foram aprovados e três viraram lei. Entre eles, o PL n.º  411/2023, em coautoria com Larissa Gaspar (PT), propõe a gratuidade temporária no transporte público intermunicipal para mulheres em situação de violência, oferecendo suporte essencial em momentos de vulnerabilidade.

ENTREVISTADA

A deputada Gabriella Aguiar (PSD) é presidente da Escola Superior do Parlamento Cearense. Foi a deputada estadual mais votada nos municípios de Tauá (15.149 votos), Parambu (9.281), Quiterianópolis (6.147), Aiuaba (3.826), Arneiroz (2.151), Independência (3.446), Boa Viagem (10.811), Banabuiú (4.583) e Tianguá (6.467), totalizando 83.128 votos.

Gabriella Aguiar é médica geriatra. Fez Residência de Clínica Médica no Hospital Geral de Fortaleza e de Geriatria no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, com experiência de um ano de fellowship no serviço de Medicina Interna do Hospital Kremlin Bicétre em Paris. Ela concluiu mestrado em Ciências Médico-Cirúrgicas na Universidade Federal do Ceará. É também professora de Geriatria da Unichristus e atua como membro do corpo clínico dos hospitais Waldemar de Alcântara e HGF.

O programa Questão de Ordem tem apresentação do jornalista Renato Abreu e produção de Helenir Medeiros. Vai ao ar de terça a sexta-feira, às 19h30. A reprise acontece às 7h do dia seguinte. O programa também é transmitido pela rádio FM Assembleia (96,7 MHz), de terça a sexta-feira, às 22h.

A transmissão da TV pode ser vista em Fortaleza: canais 31.1 e 7.3 (digital); TV por assinatura: NET/Claro (canal 11); Multiplay (canal 30) e Brisanet (canal 148). Em Sobral: canal 31.1; em Juazeiro do Norte: canal 7.3. O programa também é exibido no YouTube da TV Assembleia.

Edição: Lusiana Freire

Veja também