Cabeceira apresenta história do industrial Carlito Pamplona
Por Lindalva Montezuma/com Assessoria02/04/2024 10:33 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:

O programa Cabeceira, da TV Assembleia (Canal 31.1), apresenta, na terça-feira (02/04), a partir das 19h, a história do industrial Carlito Pamplona e sua profunda ligação com a zona oeste de Fortaleza. A atração recebe a escritora Lourdinha Leite Barbosa e a neta de Carlito Pamplona, Olga Pamplona.
Em entrevista à jornalista Rosanni Guerra, a escritora Lourdinha Leite Barbosa, autora do livro "Carlito Pamplona - Pioneiro na Industrialização do Íleo de Oiticica", traça a trajetória visionária do empresário que não apenas impulsionou a indústria cearense, mas também deu origem a um bairro homônimo.
Nascido em Fortaleza em 1898, Carlito Pamplona foi um homem de visão empresarial. Sua mente perspicaz o levou a se tornar um precursor na industrialização e exportação do óleo de oiticica no Ceará. A biografia da professora Lourdinha Leite Barbosa, desvenda a história desse homem multifacetado: "homem, pai, amigo, cientista e reconhecido industrial pioneiro. Ao longo de 11 capítulos, a obra tece um retrato vívido e detalhado de seu legado histórico, homenageando a genialidade que moldou o panorama industrial e social do Ceará.
Em 1934, Carlito Pamplona fundou a Brasil Oiticica, uma gigante na produção de óleo vegetal. Extraído da oiticica, árvore nativa do Nordeste, o óleo era utilizado em diversos setores da indústria, como na produção de tintas, vernizes, lonas de freios, sabão, biodiesel e borrachas elásticas. A empresa de Pamplona se tornou referência no mercado nacional, impulsionando o desenvolvimento do Ceará e consolidando o legado do industrial visionário.
Na década de 1940, a fábrica de óleo de oiticica migrou da Praia de Iracema para a Avenida Francisco Sá. Ao seu redor, floresceu uma vila operária, que logo se elevou à condição de bairro, homenageando seu fundador. A empresa chegou a empregar 1.100 pessoas. Hoje o bairro Carlito Pamplona pulsa com mais de 30 mil habitantes.
Cabeceira é produzido e apresentado por Rosanni Guerra, com coordenação de Luciano Augusto, edição de Samuel Frota e imagens de Fábio Ferraz e Adalberto Júnior. O espaço tem como objetivo discutir e divulgar obras literárias, proporcionando ao público a oportunidade de conhecer novos autores e suas contribuições para o universo da literatura.
Edição: Adriana Thomasi
Veja também

Dia do Profissional da Contabilidade é comemorado na Alece nesta segunda
Autor: ALECE
Lideranças criticam os impactos da EC nº 103 na previdência dos trabalhadores municiais
Autor: Guilherme de Andrade