Sessão solene na Alece debate fortalecimento da Polícia Civil
Por Pedro Emmanuel Goes19/04/2024 19:21 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:

Os 216 anos da Polícia Civil do Estado do Ceará foram celebrados em sessão solene realizada na noite desta sexta-feira (19/04), no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). Durante a solenidade, o deputado Sargento Reginauro (União), um dos propositores da homenagem, juntamente com o deputado Romeu Aldigueri (PDT), alertou para a necessidade de fortalecimento da instituição para o combate ao crime organizado no Ceará.
A criminalidade, de acordo com ele, encontrou no narcotráfico um meio para se estabelecer no Brasil como um todo, e o Ceará, ainda de acordo com ele, é um dos pontos mais interessantes para esse tipo de atividade. “Sem uma Polícia Civil forte, nós não conseguiremos acabar com a circulação de armas ilegais que acontece em nosso Estado, assim como a entrada de drogas e a retirada de circulação dos mandantes desses crimes”, avaliou.
Atuante como representante de classe há 14 anos, Reginauro explicou que, no Parlamento cearense, defende o fortalecimento das forças de segurança do Estado desde o início de seu mandato e que tem provocado a discussão sobre um plano de segurança para o Ceará entre seus pares.
Para ele, “essa é uma realidade que precisa ser encarada de frente e discutida com profundidade”. “Trata-se de um problema que atravessa a sociedade, afetando a economia, o turismo, o desenvolvimento das crianças e adolescentes, entre outros”, apontou.
A diretora adjunta do Departamento de Polícia Judiciária Especializada, Evna América de Aquino, explicou que a Polícia Civil tem avançado no combate à criminalidade com o alinhamento dos processos de investigação e inteligência. “É um papel que temos cumprido com esforço, dedicação e o comprometimento de cada um que faz a instituição”, disse, agradecendo a representação feita por Reginauro na Casa.

Jaime Paula Pessoa - Presidente da Associação dos Delegados de Polícia Civil do Estado / Foto: Marcos Moura
Da mesma forma, o presidente da Associação dos Delegados de Polícia Civil do Estado, Jaime Paula Pessoa, reconheceu a atenção dada pela Assembleia Legislativa às causas da categoria. “A Alece sempre nos recebeu bem, e aqui temos uma representação forte e sensível aos nossos pleitos. Sempre fomos bem recebidos e só temos a agradecer”, disse.
Vinte e cinco delegados e inspetores atuantes em diversas cidades cearenses, tais como Eusébio, Itapipoca, Quixeramobim e Fortaleza, foram homenageados durante a solenidade, representando todos os profissionais que compõem a instituição.
A sessão solene contou ainda com a presença do vice-procurador-geral de Justiça, Lucídio de Queiroz Junior; do presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB/CE, Wellington Leitão Neto; do assessor especial, representando a Secretaria de Direitos Humanos do Estado, coronel Alexandre Ávila, e do diretor do Inesp da Alece, João Milton Cunha.
Edição: Lusiana Freire
Veja também

Terceiro Expediente recebe o deputado Antônio Granja nesta sexta
Autor: Da Redação / com Assessoria