Alece reconhece importância e prestígio da educação pública em sessão solene
Por Vandecy Dourado30/04/2024 19:57 | Atualizado há 11 meses
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, nesta terça-feira (30/04), no Plenário 13 de Maio, sessão solene para celebrar o Dia da Educação, comemorado anualmente em 28 de abril. A solenidade atendeu a requerimento dos deputados Sargento Reginauro (União) e Queiroz Filho (PDT), subscrito pelos deputados Carmelo Neto (PL) e Felipe Mota (União).
Relembrando sua trajetória na educação, o deputado Sargento Reginauro (União) disse que é formado em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e lecionou em turmas da educação básica, ensino médio e em turmas de graduação. Ele ressaltou a relevância do papel do professor na sociedade para a formação e o desenvolvimento de profissionais no mercado.
"Todos, de alguma forma, os que estão aqui como professores, como familiares, os políticos, os grandes executivos, os grandes empresários, cientistas, chegaram aonde chegaram porque um dia tiveram um mestre para lhes sinalizar um caminho, para descobrir seus talentos, seus potenciais e ajudá-los a desenvolver essas habilidades para o seu próprio bem e o bem da sociedade."
Membro da Comissão de Educação Básica da Alece na legislatura atual e ex-professor da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA), o deputado Queiroz Filho (PDT) evidenciou a união dos docentes em torno de pautas que levam benefícios a todos os que fazem a educação no Brasil.
"O maior exemplo que vejo de como a educação, não só em nível de Fortaleza, de Ceará, mas também em nível de Brasil, ou seja, o caso que me deixa mais seguro dos resultados da educação é justamente por essa união. Acho que, naquilo que interessa, todos esses profissionais falam realmente a mesma língua e cobram as mesmas ações", comentou.
Secretário Municipal de Educação de Fortaleza, Jefferson Maia - Foto: Marcos Moura
À frente da quarta maior rede de ensino público do Brasil, o secretário Municipal de Educação de Fortaleza, Jefferson Maia, um dos homenageados da cerimônia, destacou que a gestão da educação na capital cearense é prioridade e tem alcançado índices expressivos em âmbito nacional. Ele dedicou a solenidade a "todos os quase 20 mil profissionais que compõem a rede municipal de ensino de Fortaleza".
"Em Fortaleza, educação é prioridade na fala, na prática, no orçamento, no investimento e nas políticas educacionais. Em 2023, Fortaleza foi a segunda melhor (rede de ensino público) entre todas as capitais do Brasil, atrás apenas do município de São Paulo", disse. E continuou. "Temos um propósito: que a nossa educação seja de qualidade, gere oportunidade e reduza desigualdade. Esse é o nosso grande foco. É para isso que nossos programas e projetos se desenvolvem", frisou o secretário e professor de História Jefferson Maia.
Entre os homenageados na cerimônia, o secretário municipal de Educação de Fortaleza, Jefferson de Queiroz Maia; a secretária Executiva da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza, Terezinha Holanda Costa de Freitas; a ex-secretária Municipal de Educação de Fortaleza Antônia Dalila Saldanha de Freitas; a professora, conselheira do Conselho Estadual de Educação (CEE) do Ceará e presidente da Câmara de Educação Básica, Maria Luzia Alves Jesuino.
Também receberam reconhecimento dos parlamentares outras 16 pessoas. São elas: Antônio Bittencourt Nobre, Carlos Almeida Maia, Daniel Azevedo de Brito, Dean Almeida Dias, Deborah de Oliveira Costa, Tibério Cesar Freitas da Silva, Lilian Nascimento de Araújo Mendes, Meyre Any Franco Martins, Ricardo José Pereira, Marcos Rangel Pereira, Marcelo da Silva Cabral, Márcio Viana Ramos, José Wally Mendonça Menezes, Irinete Lira de Oliveira, Heraldo Simões Ferreira e Egberto Santos Camurça.
Além dos parlamentares que propuseram a sessão, a mesa da solenidade foi composta pelo secretário Municipal de Educação de Fortaleza, Jefferson de Queiroz Maia; o presidente da Associação dos Profissionais de Educação do Ceará (Apec), Rafael Rocha Lima; a pró-reitora de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Ana Cláudia Uchôa Araújo; ex-deputado federal Capitão Wagner e o ex-deputado estadual Soldado Noelio.
DIA DA EDUCAÇÃO
A origem dessa celebração remonta ao Fórum Mundial de Educação realizado em Dakar, Senegal, no ano 2000. Nesse evento, líderes de 164 países, incluindo o Brasil, concordaram em dedicar um dia ao movimento global pela educação, para garantir educação básica e secundária para todas as crianças até 2030.
Esse compromisso mundial foi formalizado no documento "Marco de Ação de Dakar", que estabeleceu seis metas para melhorar a qualidade e acessibilidade da educação em todo o mundo. Essas metas abrangem desde a expansão e melhoria do cuidado e educação infantil até a promoção da igualdade de gênero na educação primária e secundária, com ênfase em resultados mensuráveis em alfabetização, matemática e habilidades essenciais à vida.
Edição: Adriana Thomasi
Veja também

Dia do Profissional da Contabilidade é comemorado na Alece nesta segunda
Autor: ALECE
Lideranças criticam os impactos da EC nº 103 na previdência dos trabalhadores municiais
Autor: Guilherme de Andrade