Centenário do idealizador do programa Farmácia Viva é celebrado na Alece
Por Márcia Feitosa21/05/2024 19:35 | Atualizado há 11 meses
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) realizou uma sessão solene, nesta terça-feira (21/05), noPlenário 13 de Maio, em alusão aos 100 anos do nascimento de Francisco José de Abreu Matos, professor emérito da Universidade Federal do Ceará (UFC) e idealizador do Projeto Farmácia Viva. A homenagem foi requerida pelo deputado Alysson Aguiar (PCdoB).
O Dia da Planta Medicinal é comemorado neste dia 21 de maio, no Ceará, em homenagemao professor emérito, nascido na mesma data. O programa Farmácia Viva consta de um Horto de Plantas Medicinais, constituído de 139 espécies com certificação botânica e tem, atualmente, 110 farmácias espalhadas no Ceará e em outros estados brasileiros.
O deputado Alysson Aguiar, autor do requerimento, é farmacêutico por formação e ressaltou a importância de Francisco José de Abreu Matos para a valorização das plantas medicinais e seus benefícios na saúde coletiva. “O Farmácia Viva é um programa exitoso idealizado em 1983 e, atualmente, conhecido e respeitado no Brasil inteiro. Com o programa, ficou demonstrada a qualidade, eficácia e eficiência das plantas medicinais. É uma Iniciativa valiosa de um homem nobre e rico de conhecimento, que atende ao povo brasileiro de muitas maneiras”, afirmou Aguiar.
Aída Matos, filha do professor emérito - falecido no ano de 2008 - o representou na sessão solene e disse que a família se sente lisonjeada pelas muitas homenagens feitas, em razão do centenário do nascimento do Professor Matos, como era conhecido no meio acadêmico. Ela lembrou que muitas pessoas ainda recorrem às plantas medicinais, como um costume milenar.

Aída Matos, filha do professor emérito Abreu Matos, e o deputado Alysson Aguiar - Foto: Marcos Moura
“Este foi o primeiro ano em que a saudade foi transformada em alegria. Todos nós, filhos, netos e bisnetos estamos muito orgulhosos de sermos a continuidade deste DNA. Ele sempre foi muito agradável, solidário e passou para a gente esse sonho de justiça social, de acabar com a fome e com a miséria”, afirmou Aida Matos.
A presidente do Conselho Regional de Farmácia, Arlandia Nobre, pontuou que ao criar o Programa Farmácia Viva, Professor Matos revolucionou os estudos existentes, buscando evidências robustas sobre as plantas medicinais. “Expressamos nosso mais profundo respeito pelo seu legado. Seu compromisso com a educação farmacêutica e com a promoção da saúde de maneira acessível continua a inspirar profissionais e estudantes”, declarou.
O reitor da UFC, Custódio Almeida, explicou o conceito de professor emérito dizendo que para ser reconhecido como tal, é preciso receber o título honorífico dado às maiores autoridades docentes. O reitor disse que Matos representa a UFC e que o nome dele foi escolhido para a maior biblioteca da instituição, no Campus do Pici.
“A obra dele é imensa e ainda é objeto de estudo de alunos de graduação, mestrado e doutorado. Ele andava em busca da riqueza, matéria-prima de sua pesquisa, no sertão, na caatinga, nas matas. O resultado disso são relatórios inexplorados imensos, que estão à disposição para estudantes e pesquisadores. A memória do Professor Matos é viva e está aberta às futuras gerações”, disse Custódio Almeida.
O Instituto de Estudos e Pesquisas para Desenvolvimento do Estado do Ceará da Alece reeditou o livro “Plantas Medicinais: Seu Remedio Caseiro”, escrito por Francisco José de Abreu Matos, e disponibilizou a publicação para download na Plataforma da Instituição, no site da Alece.
Estiveram presentes na solenidade e compuseram a mesa, Custódio Luis Silva de Almeida, reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC); Aida Matos, filha do homenageado; Mary Anne Medeiros Bandeira, coordenadora do Projeto Farmácias Vivas da UFC e presidente da Associação Brasileira de Farmácias Vivas; Arlandia Nobre, presidente do Conselho Regional de Farmácia; Fernanda Cabral, representando a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa); e João Milton Cunha de Miranda, diretor do INESP da Alece.
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Alece entrega Título de Cidadão Cearense ao policial militar Guilherme dos Santos
Autor: Ariadne Sousa
Mudança de metodologia de coleta de dados do Garantia-Safra é cobrada em audiência na Alece
Autor: Pedro Emmanuel Goes