Notícias

Alece ressalta capacidade de inovar da SVM Comunicação durante homenagem

Por Márcia Feitosa
17/06/2024 21:23 | Atualizado há 5 meses

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Marcos Moura

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou uma sessão solene, nesta segunda-feira (17/06), no Plenário 13 de Maio, para comemorar os 35 anos da VSM Comunicação. O requerimento para a homenagem foi feito pelo presidente da Casa, deputado Evandro Leitão (PT). 

A SVM Comunicação foi fundada em 1º de fevereiro de 1989 por Marcos André Borges. Ao longo desses 35 anos, conquistou posições importantes, como o título de única agência do segmento, nas regiões Norte e Nordeste, a receber o prêmio nacional da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) e a primeira agência do País a obter o certificado ISO 9001.

Para Evandro Leitão, a empresa desbravou o mercado de assessoria de comunicação no Ceará, iniciando suas atividades ainda na era analógica e se mantendo atualizada e competitiva nos tempos digitais. “Fazemos neste plenário um justo reconhecimento à história dessa agência. Fazer comunicação de forma profissional exige competência e dinamismo, além da capacidade de se antecipar às tendências do mercado e do comportamento do público-alvo. Fazer isso de forma eficiente por mais de três décadas é um grande feito”, afirmou. 

No ano de 2020, apesar do cenário de pandemia, a VSM lançou a multiplataforma de negócios TrendsCE, um espaço para evidenciar conteúdos corporativos em diversos setores da economia e também propor ações e projetos. A Alece é uma das parceiras da multiplataforma, por meio do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, com o programa MoveCE - Fortalecendo a Economia Cearense. 

“Reunimos nesse programa um conjunto de iniciativas para criar agendas colaborativas entre órgãos governamentais, setor produtivo e agentes locais, a fim de gerar resultados de impacto para o crescimento e desenvolvimento do Estado, gerando emprego e renda para as famílias”, disse o presidente da Alece. 

O CEO da SVM, Marcos André Borges, disse que sempre teve um espírito empreendedor, evidenciado aos 11 anos de idade, quando montou uma banca na frente de casa para vender bombons e chocolates. A veia para os negócios se mostraria anos depois, ao fundar a empresa de assessoria de comunicação na garagem de casa. 

“O ativo mais importante nas pessoas e nas empresas é a imagem. Trabalhamos com capital intelectual, temos uma equipe fantástica que contribuiu muito com tudo o que estamos comemorando aqui hoje. O binômio do tempo e o tempo que se processa a informação chegou a um patamar extraordinário. Não basta ter informação, é preciso saber usá-la de forma estratégica. Na SVM não há conformismo, nos reinventamos todos os dias. Hoje somos uma empresa de comunicação 360. Somos pioneiros, mas nos reinventamos”, disse o CEO. 

Lauro Fiúza, fundador da Associação Brasileira de Energia Eólica, falou em nome dos homenageados e disse que a ideia de vender o Ceará como potencial gerador de energia eólica foi difundida junto à SVM há 20 anos, quando o setor dava os primeiros passos no Estado.

Lauro Fiúza, fundador da Associação Brasileira de Energia Eólica e cliente da SVM, falou em nome dos homenageados - Foto: Marcos moura

“Essa iniciativa do Ceará de criar parques eólicos sofreu críticas e resistência. Saí do Ceará e fui vender essa nova ideia, foi quando encontrei com o Marcos André e tive a felicidade de iniciar essa caminhada. Era uma ideia difícil, mas clara. Hoje somos o maior setor de energia renovável do Brasil. Esse trabalho de divulgação, de insistência e de persistência foi feito ao lado da SVM”, afirmou Fiúza. 

  

HOMENAGEADOS

Estiveram presentes e compuseram a mesa Marcos André Borges, CEO da VSM Comunicação; Hélio Winston Leitão, secretário da Infraestrutura do Ceará (Seinfra); Custódio Almeida, reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC); André Montenegro, vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec); Carmen Lúcia Dummar Azulai, presidente da Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acert); Reginaldo Vasconcelos, presidente da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo; Helly Ellery, presidente da Associação Cearense de Imprensa (ACI), e Roberto Araújo, presidente o Instituto de Lideranças Empresariais do Ceará (Ilece).  

Foram homenageados o capitão João Batista Fujita (in memoriam), representado por seus filhos, Liana, Carlos, Lisandro e Lara Fujita; Demócrito Rocha Dummar (in memoriam), jornalista e presidente do jornal O Povo, representado por seu neto Filipe Dummar; Heraldo Pereira de Carvalho, jornalista da Rede Globo, representado pelo jornalista Moacir Maia; Jorge Parente Frota Júnior, empresário e ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). 

Também foram homenageados José Edilmar Norões Coelho (in memoriam), jornalista e ex-presidente do Sindicato das Empresas de Jornais e Revistas do Estado do Ceará (Sindatel), representado por seu filho Carlos Eduardo Norões; Lauro Fiúza Júnior, presidente do Conselho de Administração do Grupo Servtec e fundador da Associação Brasileira de Energia Eólica; Manfredo Cássio de Aguiar Borges (in memoriam), engenheiro civil e escritor, representado por Carla Matos Borges.

Alguns dos homenageados não estiveram presentes, mas mandaram vídeos parabenizando a agência, a exemplo do jornalista e escritor Ricardo Kotscho; do médico oncologista, presidente do Conselho de Administração e fundador da Hapvida NotreDame Intermédica, Cândido Pinheiro Koren de Lima; do empresário e proprietário dos colégios Ari de Sá, Oto de Sá Cavalcante; do economista chefe e sócio do BTG Pactual, Mansueto Facundo de Almeida Júnior, e do jornalista Heraldo Pereira, da Rede Globo.

Edição: Lusiana Freire

Veja também